TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública

Por:   •  4/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Online 03: Pesquisas e fontes de dados

Curso:

Gestão Publica Municipal

Nome da Disciplina:

Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública

Natureza:

Obrigatória

Cursista:

Maria Marta Silva

Produção de Texto

Fontes de dados e seus indicadores socioeconômicos

Em um pais em que a fonte de dados ainda se encontra regular podemos perceber que estão ao nosso alcance varias combinações de dados de pesquisas com diferentes métodos e produzidos por diferentes instituições, mais com o mesmo propósito. Dentre varias pesquisas se destaca o censo demográfico, que se baseia em um levantamento estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de varias informações tais como: infraestrutura urbana, posse de bens, características demográficas e educacionais dos indivíduos, inserção da mão de obra, rendimentos etc.

O censo demográfico existe no Brasil graças ao principal responsável que é o IBGE que  está ligado diretamente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil, produzindo e analisando entrevistas, e divulgando informações demográficas, sociais e econômicas do país. o principal objetivo do IBGE é fazer com que toda a população e governantes tenham um conhecimento mais detalhado sobre a realidade do Brasil, em diferentes aspectos. Com os dados recolhidos pelo IBGE é possível aos Governos fazerem planejamentos de médio e longo prazo para o país, a fim de melhorar a qualidade de vida, renda, habitação e todos os fatores que permeiam a vida de um cidadão. Alem de acompanhar a conjuntura macroeconômica do país e suas regiões e, mais especificamente, acompanhar as dimensões do nível de emprego e renda.

Vários programas sócias que foram implantados recentemente podem colaborar em um futuro próximo para os dados do IBGE, pois alem de se tratar de um período de levantamento com longo prazo sendo feito de 10 em 10 anos também devemos considerar um trabalho feito a curto prazo sendo então necessário uma verba maior para a contratação de funcionários para uma maior abrangência. Dentre eles se destaca  O CadÚnico, que é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, usado para seleção de beneficiários do Bolsa-Família e para integração de programas sociais do governo federal.

Bom mais não podemos esquecer antes de mais nada que depois de muito ler e estudar sobre o assunto devemos analisar cada fonte de dados, pois graças ao avanço tecnológico se torna mais acessível a cada dia acessarmos informações em sites sem referencias, então vale resaltar que nem todas as fontes disponíveis são por sua vez confiáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (67.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com