TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legislação social e meio ambiente

Por:   •  26/11/2016  •  Resenha  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CODÓ -CESCD

CURSO DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA : METODOLOGIA CIENTIFICA 1º Período noturno

PROF ESP.

RESENHA DO LIVRO REIGOTA,Marcos. Meio Ambiente e Representação Social: 12 questões da nossa época.8ed. São paulo: Cortez,2010. 93 pag.01 tabela.

Marcos é Reconhecido no mundo acadêmico,pelas suas publicações em artigos,ele é professor do programa de pós-graduação em educação da universidade de Sorocaba e Pesquisador do CNPQ, Doutor pela Universidade Católica de Louvain,com pós-doutorado pela Universidade de Genebra. É Membro honorário da Academia Nacional de Educação Ambiental do México e Membro fundador da Associação Promissense Olho d'água de Proteção Ambiental. Entre seus Livros publicados pela Cortez Editora encontram-se : A Floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna e Educação Ambiental : utopia e práxis ( em coautoria com Barbara Heliodora Soares do Prado).

Na presente obra resenhada,o autor aborda a temática Meio Ambiente e Representação Social,o livro esta dividido em três capítulos que é a junção de três artigos que foram apresentados em Conferências, Seminários e cursos em diferentes lugares no Brasil e no exterior. O leitor estará em contato com as bases da educação ambiental no contexto da pós-modernidade,relacionada as teorias de representação social de S.Moscovici,da nova aliança e de I.Prigogine e I.Stender da justiça social.

____________________

¹Acadêmico do 1º período da Universidade Estadual do Maranhão do Centro de Estudos Superiores de Codó cursista do curso de Bacharel em Administração,da disciplina Metodologia Cientifica,ministrada pelo professor especialista Márcio Morais.

Os Três artigos abordam a temática Meio Ambiente e Representação Social relacionando com a filosofia,a psicologia e a educação no contexto Latino Americano em dois temas de fundamental importância nos períodos moderno (educação) e pós-moderno (meio ambiente). O primeiro texto trata da '' Filosofia da Educação Ambiental'',o segundo ''Educação Ambiental na América Latina : entre a barbárie e a pós-modernidade'',e o terceiro ''Meio ambiente : Representação Social e prática pedagógica'',é um estudo realizado com estudantes de pós-graduação em educação ambiental da Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Guarapuava,no paraná. O livro procura debater questões relacionadas com os paradigmas da educação ambiental,ciência,politica,e psicologia. O livro começa com uma reflexão sobre a natureza do meio ambiente,questiona-se se o meio ambiente é um conceito cientifico ou uma representação social. Busca de uma forma rígida estabelecer uma ''nova aliança'' entre a humanidade e a natureza,uma ''nova razão'' que não seja sinônimo de autodestruição e estimular a ética nas relações econômicas,políticas e sociais. Ela deve se basear no diálogo entre gerações e culturas em busca da tripla cidadania : local,continental e planetária,e da liberdade na sua mais completa tradução,tendo implícita a perspectiva de uma sociedade mais justa tanto em nível nacional quanto internacional.

O autor afirma sua posição,trazendo vários conceitos de ecólogos,geógrafos e psicólogos,a respeito de meio ambiente,recorre ao dicionário francês e até ao dicionário Aurélio para encontrar uma definição precisa de meio ambiente . A partir dessas discussões filosóficas surge uma teoria chamada de ''Teoria da nova Aliança'' que se resume numa escuta poética da natureza,reintegrando o homem no universo que ele observa. Traduzindo esses conceitos essa teoria possui uma dupla característica,extramente complexa,a proposta da ''Nova Aliança'' considera que para a apropriação do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com