TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capitalismo é um sistema econômico contraditório

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Salgado de Oliveira

Aluna: Marcelle Morett da Cunha Póvoas

Matrícula: 600369927

Disciplina: Linguagem Jurídica e argumentação (M1)

Tese 01 - O capitalismo é um sistema econômico contraditório.

Argumento 01- A revolução tecnológica industrial contribuiu para o desenvolvimento humano em diversos aspectos. Criou-se indústrias, aumentou a produção trazendo conforto, que julga-se melhorar a qualidade de vida, mas aqueles que tanto trabalharam para que fosse possível tal avanço, não usufrui desses produtos em sua grande maioria, ou seja, ele não usufrui o lucro do que ele mesmo produz.

Argumento 02- O sistema econômico capitalista é capaz de sempre produzir mais e mais coisas, mas mesmo que produza “N” coisas a miséria continua a existir.

Tese 02 - A violência é um problema de educação.

Argumento 01- A educação é a principal base para o desenvolvimento de um país, educação não traz somente conhecimentos em matemática ou história mas também traz benefícios que atingem diretamente a população, pois traz aumento de renda,  mais qualidade de vida e etc, o que nos afasta da necessidade de gerar violência.

Argumento 02- Segundo o IPEA (Instituto de pesquisa econômica aplicada) quanto maior as taxas de escolarização, menores os registros de violência.  Com muitas portas fechadas na família,  no Social,  no mercado de trabalho, a única porta aberta será o crime. Por isso a necessidade da Educação contra a violência.

Tese 03-  O desenvolvimento tecnológico afasta pessoas.

Argumento 01- A facilidade de adicionar pessoas desconhecidas tornou a “lista de amigos” cada vez maior, e as pessoas em sua grande maioria crê que quanto mais tem-se amigos, melhor é a pessoa, e mais sociável. Contudo,  quem faz isso dificilmente conversa com todos os “amigos” de sua lista o que faz com que estes contatos sejam apenas números.

Argumento 02- A tecnologia se usada de modo viciante, e sem nenhum critério, pode fazer com que as pessoas se tornem uma espécie de robô, por exemplo, passando horas da sua vida navegando na internet ou jogando, fazendo com que haja a perda de contato com as pessoas à sua volta.

Tese 04- Nem sempre estudar muito garante enriquecimento.

Argumento 01- Uma pessoa com uma ideia inovadora, pode se tornar rica mesmo sem estudos, podemos citar como exemplo: Bill Gates (criador da Microsoft) e  Mark Zuckerberg(Criador do Facebook), pessoas que não terminaram seus estudos,  abandonaram a universidade, porém tiveram ideias incríveis e hoje são bilionários.

Argumento 02- Pessoas com dons artísticos como os cantores por exemplo, podem se tornar muito ricos sem mesmo acabar seus estudos, citando Elton John, Katy Perry. Estes e muitos outros artistas largaram seus estudos ainda no ensino médio e hoje são ricos devido à sua facilidade para o canto.

Tese 05- Ser um craque no futebol é mais sorte do que talento.

Argumento 01- Os grandes clubes de futebol contam com olheiros, ou seja, profissionais contratados para rondar o país, em busca de novos jogadores. Quem joga futebol então, deve estar no lugar certo e na hora certa, pois de nada adianta mesmo que tendo talento, se não estiver onde possa ser encontrado.

Argumento 02- Se um garoto que deseja ser um jogador de futebol, tem o privilégio de nascer em uma família rica, tem um empresário com o conhecimento necessário, esta pode comprar o “talento”.

Tese 06- A pena de morte promove a violência.

Argumento 01- Ao aprovar a pena de morte, nos aproximamos dos regimes mais sanguinários e violentos da história, como por exemplo, o nazismo.

Argumento 02- A pena de morte é guiada pelo sentimento de vingança sem que haja racionalidade. Ela  não diminui mortes, mas sim aumenta, pois esta mostra como o sistema carcerário não é capaz de regenerar e reintegrar o indivíduo, o que é responsabilidade do Estado, punindo o criminoso com a vida,  gerando assim mais violência.

Tese 07- Só a pena de morte resolverá a violência.

Argumento 01- A pena de morte garante que um indivíduo que cometeu um crime não o fará mais, já que nem sempre o sistema carcerário recupera e nem reintegra ninguém.

Argumento 02- Muitos bandidos começariam a pensar duas vezes antes de cometer certos atos criminosos, ou seja, passariam a mensurar os riscos, a fim de não receber como punição a perda da própria vida.

Tese 08- O Brasil tem seu racismo disfarçado.

Argumento 01- Ao criar cotas raciais em concursos públicos, cria-se um segregacionismo. A existência dessas cotas faz com que pareça que os negros não são capazes de disputar vagas com outras raças, uma vez que em concursos, o nível educacional para a disputa deve ser o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com