TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conflito e Sociedade

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

Para Seidel, o conflito é um fenômeno social comum e quando esmiuçado pela sua conformação positiva, servirá como base, como instrumento para o desenvolvimento da relação interpessoal, com o fito de opiniões conflitantes poderem ser usadas de forma complementar para administrar possíveis conflitos que possa por ventura aparecer.

Cabe ressaltar que para Seidel, o conflito precisa ser visto pelo seu aspecto positivo, servindo de base para o convívio, a interação entre as pessoas, as quais exprimem suas opiniões conflitantes dentro de delineado tema.

Questão 2

Essa afirmação de que os conflitos sociais devem ser vistos como elementos perigosos está equivocada. Os conflitos sociais são inerentes ‘as relações humanas. Podem se esculpir em uma nova intervenção construtiva, se amoldando de acordo com o contexto cultural estabelecido em cada situação apresentada.

Os conflitos sociais fazem parte do nosso cotidiano. De acordo com Simmel, o conflito é a essência existente nas variadas relações entre as pessoas na sociedade.

Para Simmel a sociação é interação social e ocorre na medida em que os envolvidos se relacional, e acontece de forma constante, a todo o momento, com o escopo de realizarem seus objetivos, seus interesses.

Devemos frisar que de acordo com Simmel, o conflito apregoa pelo antagonismo, se destacando pelo vultoso papel integrador, onde as partes conflitantes podem expor suas razões e ‘as vezes conseguindo aglutinar e produzir cooperação entre os envolvidos, bem como na sociedade.

Importante salientar que devemos debater o conflito e entender que a sociedade é composta por personagens divergentes.

Questão 3

Vale destacar que essa afirmação de acordo com o que pensa Karl Max não é oportuna, propícia, pois Max ensina que os conflitos sociais são hasteados de um perfeccionismo materialista, um materialismo dialético e histórico, ocasionando uma má distribuição da riqueza.

Para Karl Max, o conflito é visto como a divisão da sociedade pela riqueza e poder. O controle se dá pela classe dominante, através das instituições legais e políticas, alicerçado no poder de produção e fabricação.

Destarte, Max frisava que a profunda desigualdade social era a responsável na motivação e geração dos conflitos. De acordo com o período, o momento histórico, foram usados diversos meios que ajudaram a manter essa desigualdade. No período colonial destacou-se a superioridade étnica para a escravidão.

De acordo com Max, uma melhor distribuição da riqueza diminuiria os conflitos sociais, gerando um maior contentamento no trabalho e com menos consumismo por parte do proletariado.

Questão 4

Émile Durkhein foi um sociólogo funcionalista francês do século XIX. Foca nos método para explicar os fenômenos sociais. Afirma que o funcionalismo é uma frequência, uma corrente sociológica, segundo a qual, deve se consideram o todo é importante para definir as partes, com funções distintas e que cada uma efetua uma atividade para o bem coletivo. Deixando claro que a função social é efetivamente praticada por cada indivíduo.

Durkhein explica que não há fenômenos sociais isolados irracionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com