TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento

Por:   •  25/8/2016  •  Resenha  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

No texto “O Conhecimento” Edgar Morin explica que o conhecimento seria uma forma de tradução e percepção da realidade e que toda tradução comporta o risco de erro, ele usa o contexto histórico como exemplo demonstrando que ha possibilidade de diversos erros pela diferença de versões e visões que cada lado tem sobre o acontecimento.

A historia não depende só de uma única versão dos fatos e sim de diversas versões sobre diferentes ângulos. Sabemos que cada lado da historia se beneficia contando-a, Edgar Morin exemplifica isso citando as campanhas de propaganda da Primeira Guerra Mundial onde cada lado em suas campanhas camuflavam suas partes desvantajosas. As diferenças culturais e sociais entre as nações cria um grande conflito entre ideias, cada um pensa que suas ideias são as mais reais e evidentes.

Isso ocorre em diversos fatores desde religiosos e políticos ate mesmo científicos, Edgar fala isso tentando alertar que mesmo uma ideia as vezes taxada como ridícula pode ter fundamento, devemos ter isso em mente e buscar procurar e nos informarmos mais antes de considerar algo certo ou errado.

A contextualização dos fatos e ideias é algo necessário para a ciência, pois para conseguirmos traduzir ou decifrar algo o contexto da situação é necessário, diversos fatores mudam o acontecimento dentre eles os aspectos humanos, como Edgar cita em seu texto, os sentimentos muitas vezes mudam por completo acontecimentos previstos por certas ciências.

Edgar Morin tenta em seu texto mostrar que o conhecimento não é algo concreto e sim relativo dependendo de seu contexto, é algo que se deve buscar entender, ter pensamento critico e autônomo sobre. A universidade influencia seus estudantes a isso, buscar conhecer melhor sobre os assuntos e não simplesmente taxa-los como verdades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com