TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FRAGMENTOS DE CULTURA

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.558 Palavras (19 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 19

111

FRAGMENTOS DE CULTURA, Goiânia, v. 24, p. 111-121, set. 2014, número especial.

ESTATUTO DO TORCEDOR

E A CRIMINALIZAÇÃO

DAS TORCIDAS

ORGANIZADAS*

LUÍS HUMBERTO EVANGELISTA VIEIRA**

A s Torcidas organizadas tiveram seu início nos anos 40 como organização destinada a unir torcedores em comum, fomentando a reunião dos mesmos em eventos esportivos, objetivando sem fins lucrativos, fiscalizar, incentivar e apoiar o clube e deixando de ser somente espectador dos espetáculos.

Neste âmbito as torcidas organizadas, em sua grande maioria se formaram em torno do futebol, que é o esporte mais popular e abrange a maior quantidade de torcedores, alcançando enorme complexidade e extensão no território brasileiro.

Desta forma essas entidades sem fins lucrativos e com muitos torcedores, incentivados pela rivalidade esportiva, que migrada para o campo pessoal de associados com índole criminosa, transformou os espetáculos futebolísticos em arenas de embates onde cada torcedor deve escolher seu lado.

É neste sentido de moralizar, regulamentar de forma transparente que inaugurou neste sentido a lei 9.615, de 24 de março de 1998, popularmente chamada de Lei Pelé, pois

Resumo: este artigo tem como escopo o estudo das chamadas torcidas organizadas, objetivando assim estabelecer parâmetros para entendimento de sua regulação, historicidade em nosso país e a viabilidade da aplicação das legislações pertinentes, como forma de reduzir a violência nos eventos esportivos. Neste viés se insere principalmente o futebol como referência de esporte nacional e patrimônio cultural Brasileiro. O estudo em referência buscou analisar o estatuto do torcedor, sua historicidade e outras legislações, e experiências realizadas para mitigar os efeitos da violência nos espetáculos e a eficácia jurídica do mesmo que possibilitou a participação pacífica da sociedade em geral.

Palavras-chave: Estatuto do Torcedor. Legislações. Regulação jurídica.

* Recebido em: 10.08.2014. Aprovado em: 20.08.2014.

** Acadêmico de Direito da PUC Goiás. E-mail: betaovieira@hotmail.com

112

FRAGMENTOS DE CULTURA, Goiânia, v. 24, p. 111-121, set. 2014, número especial.

é considerada a exteriorização da intenção do legislador melhorar as condições desportivas brasileiras que em paralelo com o Estatuto do Torcedor fixam bases do desporto brasileiro.

O Estatuto do Torcedor não tem sua abrangência somente às torcidas organizadas, mas também a toda amplitude das atividades esportivas, envolvendo dirigentes, organizações, organizadores, torcedores não filiados a torcidas, fornecedores e prestadores de serviços intrínsecos a atividades desportivas, além de pacificar muitos pontos controversos na realização de atividades desportivas, o que provocou severas críticas de dirigentes.

O Futebol considerado como principal atividade esportiva é considerada como patrimônio cultural brasileiro e de elevado interesse social, motivo este de notório conhecimento internacional e extrema rivalidade, principalmente entre os times nacionais, dentro dos campeonatos regulares durante o ano.

Neste enfoque se inserem as torcidas organizadas que polemizam pela grande rivalidade, quantidade de membros, mobilização e hodiernamente pela violência, que despertaram mais mobilização e atenção de seus integrantes que a atividade esportiva em si.

Com as regulamentações jurídicas, e sanções aplicadas houve uma pacificação nos outros entes abrangentes do Estatuto do Torcedor, permanecendo em muitos casos a questão da violência das torcidas, razão da necessidade de analisar o tema, e abordar o estudo em relação da criminalização das torcidas organizadas pelo ordenamento jurídico brasileiro.

CONTEXTO HISTÓRICO ESTATUTO DO TORCEDOR

No que se refere à violência de torcidas em eventos esportivos no mundo, seu início foi com aglomerações nos estádios e arquibancadas que de registram no mundo desde 1880 na Inglaterra, mas somente em casos isolados. Posteriormente houve casos em 1950 também na Inglaterra.

As torcidas organizadas têm a sua participação em eventos esportivos no Brasil desde os anos 40, onde tinham por base a voluntariedade e exclusivamente criadas para assistir jogos e exibições esportivas, sem outra motivação a não ser a paixão e a solidariedade ao time de admiração.

Em referência ao time que teve a primeira torcida organizada no Brasil existem divergências, mas muitos autores relatam como o São Paulo Futebol Clube como o primeiro clube com torcida em nosso país no ano de 1940, outros relatam como o Flamengo, através da charanga do flamengo, como o antropólogo Luís Henrique de Toledo (1997, p. 21).

Neste enfoque as referidas torcidas eram denominadas torcidas voluntárias, com poucos membros e sem hierarquização entre seus participantes, que se encontravam nos jogos de futebol para assistir e findo os mesmos, comentar o desempenho do time após o jogo.

Seguindo este raciocínio evidencia Correia Sobrinho (1997, p. 02):

A primeira forma dessa manifestação, por exemplo, é denominada, por alguns pesquisadores, de torcidas voluntárias. Torcidas que, no início da nossa história do futebol, se reuniam única e exclusivamente em consequência dos jogos e tinham como elemento unificado a paixão, ou a simpatia, que nutriam por um ou por outro clube.

No Brasil a primeira torcida com os moldes similares aos hodiernos teve seu surgimento nos anos 60, com o surgimento das nomeadas torcidas organizadas, que exprimiam

FRAGMENTOS DE CULTURA, Goiânia, v. 24, p. 111-121, set. 2014, número especial. 113

um embrião de uma estrutura organizada e com divisão de atribuições entre seus integrantes. Neste período as torcidas assumiram uma hierarquia entre seus membros e participavam ativamente das rotinas dos times de predileção, significando assim a especificidade de seus integrantes.

Durante os anos 80 estas torcidas ganharam autonomia de seus clubes, tornando uma atração à parte e independente do clube de admiração, gerando crescimento sem precedentes e o início da violência, exclusivamente em eventos futebolísticos, que é a preferência nacional do brasileiro e cerne da rivalidade entre torcidas.

A partir dos anos 90 houve diversos embates violentos entre as torcidas organizadas, despertando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com