TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing

Por:   •  14/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.799 Palavras (16 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 16

Marketing

Marketing significa analisar o Mercado com o intuito de determinar o nível potencial das Trocas que visem satisfazer determinada Necessidade ou Preferência humana.

Mercado

“Em sentido restrito, corresponde a um conjunto de dados quantitativos sobre a importância, a estrutura e a evolução das vendas de um produto; em sentido lato, chama-se mercado ao conjunto dos “públicos” susceptíveis de exercer influência no volume de consumo de um produto

| Necessidades

As necessidades humanas resultam de situações e sentimentos de privação.

“Entre estas necessidades estão: necessidades físicas básicas de alimentação, vestuário, abrigo e segurança; necessidades sociais de pertença e afecto; e necessidades individuais de conhecimento e auto-expressão. Elas não foram inventadas pelos profissionais de marketing; são elementos básicos da condição humana.

| Gestão de Marketing (Marketing Management)

Baseia a sua ação no conhecimento das necessidades/preferências dos clientes (e da estrutura/elementos do mercado) para delinear estratégias de Marketing baseadas no cliente.

Envolve:

1.        Análise do Mercado e Meio Envolvente:Compreender o mercado e as necessidades e exigências dos clientes e Analisar: fornecedores, empresa, concorrência, intermediários, consumidores.

2.        Seleção de Segmentos de Mercado – “grupos homogéneos de clientes” – mais interessantes e princípios gerais para os satisfazer (Marketing Estratégico):Conceber uma estratégia de Marketing dirigida aos clientes; Processo de STP (segmentação, targeting e posicionamento)

3.        Planificação e criação de Produtos ou Serviços a oferecer, determinação do seu  Preço, definição da Comunicação a realizar e dos canais de Distribuição a utilizar  para satisfazer expectativas de clientes Individuais e/ou Organizacionais (Marketing mix).

        Conceber um plano integrado de Marketing oferecendo Valor ao cliente

4.        Criação e gestão de relações duradouras e lucrativas com clientes (CRM)

        Fidelizar, conhecer e rentabilizar clientes e Construir uma imagem de marca consistente

Conjunto de variáveis táticas controláveis (“os 4 Ps”) a que a empresa pode recorrer para

fomentar determinada reação no seu mercado-alvo.

.Produto (product)-Decisões relativas a tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como as suas características, embalagem, marca, gestão de linha e gama, possibilidade de novos

lançamentos ou de descontinuação, …

.Preço (price)-Decisões relativas à quantia que os clientes têm que pagar para adquirir o produto,

incluindo condições de venda (descontos) e financiamentos. Considera não apenas o impacto económico mas também psicológico que o preço pode causar.

Distribuição (placement)-Decisões relativas a como tornar o produto disponível ao consumidor, para que ele possa adquiri-lo e utilizá-lo, envolvendo a escolha dos canais de venda e gestão dos pontos de venda e dos canais de distribuição.

Comunicação (promotion)-Decisões relativas à comunicação do produto (informar, estimular o desejo, incentivar à compra,...) e da empresa (criar/consolidar identidade, despertar confiança, afirmar credibilidade,...)

| Orientação de Produção

 Parte do pressuposto de que os consumidores preferem os produtos que estiverem largamente difundidos e de mais baixo preço.

 “A orientação de produção, coloca como prioridade a sequência mais otimizada de produção, considerando o princípio de que é mais fácil produzir produtos semelhantes de uma só vez do que em vários lotes distintos.”

| Orientação de Produto

 Parte do pressuposto de que os consumidores irão escolher os produtos  que  oferecem melhor resposta em termos de desempenho e especificações técnicas.

 “A orientação para o produto tem como prioridade o produto que a empresa produz.

O cliente então é que deve adequar-se a ele, e não o contrário.”

| Orientação de Vendas

 Parte do pressuposto de que os consumidores por si não compram produtos em quantidade suficiente. A empresa tem que os persuadir a fazê-lo.

 “Na orientação para as vendas, tudo é feito para otimizar os resultados de venda,

independente de se os clientes precisam ou não do produto vendido.”

 Tal como a orientação de Produção e de Produto, a orientação de gestão baseada no conceito de Vendas trabalha numa perspetiva de “dentro para fora” da empresa, buscando o lucro através do volume de vendas alcançado.

| Orientação de Marketing

 Parte do pressuposto de que a chave para atingir os objetivos organizacionais reside na determinação das necessidades e preferências dos mercados-alvo e em fornecer a satisfação desejada, mais efetiva e eficientemente do que a concorrência.

   A orientação de gestão baseada no conceito de Marketing trabalha numa perspetiva

de “fora para dentro” da empresa, buscando o lucro através da satisfação do cliente.

| Aspetos da Orientação de Marketing: Focalização no Mercado, Orientação para o Cliente, Marketing Coordenado.

 A Satisfação do consumidor depende do modo como a perceção do Valor do Produto adquirido corresponde às suas expectativas.

Se o desempenho do produto não corresponder às expectativas do cliente, há maior probabilidade de ele ficar insatisfeito. Se corresponder, a probabilidade é que fique satisfeito. Se exceder as expectativas, ele poderá ficar encantado. Um cliente satisfeito tende a repetir a compra, podendo transmitir a outros a sua boa experiência.

 O Valor de um Produto é a expressão da relação entre a sua utilidade e o seu custo de aquisição. Numa compra, um consumidor avalia os potenciais benefícios da utilização do produto e compara-os com o custo da transação, gerando a sua perceção de valor.

| Em conclusão:o Marketing implica: Satisfazer expectativas do cliente, Acrescentar Valor através da inovação, Encantar/surpreender/criar sensações agradáveis ao cliente, Fidelizar o cliente, Gerir eficazmente o relacionamento com o cliente.

        Marketing não significa: Publicidade, Design, logótipos e slogans, “mudar a imagem dos produtos”, “impingir”, “enganar o consumidor”, “criar produtos que não precisamos”, “vender a todo o custo”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com