TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPER ODIADOS PELA NAÇÃO

Por:   •  24/7/2021  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CURSO DIREITO

DISCIPLINA - CULTURA DIGITAL

FICHA DE LEITURA

TURMA 78313

ACADÊMICA ANDRÉIA CRISTIANE DIAS

PAPER SOBRE: O episódio 6, "Odiados pela Nação", da temporada 3, da série Black Mirror, disponível na Netflix.

  1. Como a cultura participativa é representada no episódio? Quais são seus efeitos colaterais?

O sexto episódio da terceira temporada conta a estória de uma rede social utilizada para seleção pública de quem deve ou não ser morta utilizando abelhas artificiais.           

Segundo ele, as instituições surgiram com a finalidade de coordenar um grande grupo de pessoas para alcançar determinado objetivo de diretrizes previamente definidas, mas que demandava uma gestão onerosa e burocrática.             

Com o surgimento da web, muita coisa mudou em relação a maneira como as pessoas se comunicam, permitindo o surgimento de novos modelos que incentivavam as organizações a permitir que outras pessoas fizessem alguns dos seus trabalhos por elas – compartilhamento em rede.

Surgindo assim um campo favorável para as instituições atuarem como facilitadoras sobre determinados grupos, dos quais cada integrante exerce um papel fundamental e a cooperação é mais fluida, substituindo assim um planejamento mais rígido, e propiciando custos operacionais muito menores.                           

O palestrante reúne diversos exemplos de novas e impressionantes ferramentas criadas de forma compartilhada em rede, algumas são bastante conhecidas, como a enciclopédia online Wikipédia, Flickr, Meetup e outras. 

Uma das ferramentas que Shirky faz menção no texto, é a plataforma Meetup, a qual, quando foi criada por seu fundador Scott Heiferman, tinha como finalidade oferecer uma ferramenta para determinados grupos de afinidades clássicos. Porém, a plataforma avançou e foi se reinventando e tomando forma de acordo com a infraestrutura social, tanto que hoje, o maior grupo nesta plataforma segundo Shirky, é formado por “Mães que ficam em casa”.

Por fim, a visão do palestrante é muito otimista, ele acredita que na era em rede, todos com ligação à Internet tem algo a contribuir para o bem maior.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com