TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERFIL CRIMINAL DOS SERIAL KILLERS

Por:   •  12/9/2018  •  Artigo  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

O PERFIL CRIMINAL DOS SERIAL KILLERS:

a atuação dos assassinos em série

 FAGNER WALLAS MIGUEL DANTAS*

Nome do orientador**

RESUMO

Este artigo tem por objetivo avaliar o assassinato serial, como ele age, escolhe suas vítimas e as mata para definir as razões ou não para o cometimento dos crimes. Para o direito, é importante ter conhecimento do assunto, em especial, para os que não pretendem defender tais criminosos, pois, uma das principais alegações de seus advogados de defesa, é que seus clientes são psicologicamente sãos, pois assim, estes poderão ser postos em liberdade após o cumprimento da pena, diferentemente, de quando considerados insanos, pois são encaminhados para casas de saúde, de onde, dificilmente sairão. Por esse caminho pretende-se analisar, de forma específica, o perfil criminal do serial Killer à luz da psicologia, da psiquiatria e da ciência forense, a fim de diferenciar a personalidade do psicopata da personalidade do delinquente. O método de processamento utilizado será o comparativo, haja vista ser necessário realizar uma comparação entre os diversos casos de assassinato serial ao redor do mundo. Somente com essa analogia, estabelecendo pontos positivos e negativos, causas e consequências, pode se chegar mais próximo do perfil de um assassino serial, já que são diversos os comportamentos. Assim, contribui-se para um estudo mais aprofundado do perfil criminal do assassino em série com a finalidade de tornar mais eficiente a atuação das autoridades competentes junto a esses crimes, garantindo uma vida mais harmônica e tranquila para a sociedade.  

Palavras-chave: Serial killers. Assassinos. Vítimas. Direito Penal

_____________________

*Aluno do 10º período do Curso de Direito, turma ----,  Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ.

**

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 PRFIL DO SERIAL KILLER

2.1 VISÃO DA PSICOLOGIA E DA PSIQUIATRIA

2.2 VISÃO DA CIENCIA FORENSE

3 PERSONALIDADE DO PSICOPATA E PERSONALIDADE DO DELINQUENTE

 À LUZ DO DIREITO PENAL

3.1 AS PENAS PROCESSUAIS

3.2 A POSSÍVEL RESSOCIALIZAÇÃO

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

ABSTRACT

NOTAS

REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

Este artigo tem por objetivo investigar, à luz dos princípios constitucionais, o assassinato serial killer para que sejam definidas as razões do cometimento desse tipo de crime que vem desafiando as autoridades policiais e aterrorizando a sociedade. O estudo do perfil do serial killer pode até não solucionar, mas é uma ferramenta importante para a investigação ou até mesmo para evitar que possíveis criminosos venham a atuar.

Nessa perspectiva, são estabelecidas as diferenças entre a personalidade do psicopata e a personalidade do delinquente, verificando-se o que  os  serial  killers  têm  em comum, tanto no que diz respeito à sua ação tanto no seu passado quanto no seu presente.  

Para o direito, é importante ter conhecimento do assunto, em especial, para os que não pretendem defender tais criminosos, pois, uma das principais alegações de seus advogados de defesa, é que seus clientes são psicologicamente sãos, pois assim, estes poderão ser postos em liberdade após o cumprimento da pena, diferentemente, de quando considerados insanos, pois são encaminhados para casas de saúde, de onde, dificilmente sairão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com