TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Prisional

Por:   •  24/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Antigamente as pessoas ilegais tinham medo de parar dentro das penitenciarias, pois devido à época tinha um regime duro, onde aqueles que fossem contra o governo sofriam tortura ou chegava até ser exilado do pais. No auge da ditadura militar tinham autores e pessoas que eram contra o governo e então faziam duras críticas ao governador e a sua forma de governo.

As condições da época e até mesmo de hoje são totalmente insalubres, jogando os seres humanos lá dentro sem quer saber se há ou não capacidade para suportar tantas pessoas dentro da cela.

Comparando as de antigamente com as atuais, houve uma melhora significativa, mas os detentos querem mais melhorias não só em infraestrutura como também na alimentação e até na própria segurança que é algo que eles não possuem dentro dos presídios.

Os presídios foram criados com finalidade de conscientizar as pessoas para não cometer atos ilícitos, mas com o passar do tempo isso não teve êxito, pois a necessidade das pessoas aumentou e o desemprego começou a aparecer sem expectativa de gerar novos empregos, logo a questão de roubar veio à tona e criou uma dor de cabeça para os órgãos competentes de como iria lidar com essa situação. Conforme a situação que foi gerada outros atos foram ficando mais conhecidos como o estupro, assassinato entre outros e os governos nada de buscar melhorias foi quando os presídios ficaram super lotados e com essa lotação tinha na mesma cela pessoas que cometeram furto, outras que foram pegas com drogas e dos demais crimes que há.

Com o passar do tempo as coisas foram ficando pior, pois entra em cena as facções onde elas deram mais dor de cabeça para o governo, pelo fato delas serem consideradas violentas e foi quando o tráfico em geral ganhou peso e deu oportunidade para pessoas de baixa renda que não conseguia um emprego que desse para sustentar toda sua casa.

O sistema está muito pesado, tem vários presos de diversos crimes juntos e no mesmo presidio possui presos de facções rivais, então com isso gera rebeliões querendo a transferência daquela facção para outro bloco ou até presidio de outra região.

Nesse ano no presidio de alcaçuz no Rio Grande Do Norte os presidiários se revelaram de uma forma assustadora, onde eles queriam que a facção rival saísse do complexo e aproveitaram para pedir melhorias pelo fato de estar com lotação máxima, como não houve êxito nas negociações eles começaram a matar um ao outro como forma de serem atendidos pelo órgão competente, dessa forma o governo logo achou uma maneira de atender o pedido.

O presidio foi criado como forma de reintegrar o cidadão a sociedade, só que isso não nunca foi feito e a forma de reintegrar ele e de volta ao crime, ele entra no presidio por porte de arma conhece pessoas piores e sai de lá graduado em matar, roubar e até fazer atos piores ou quando saem eles não conseguem empregos pelo fato de ser ex-presidiário, então como não teve oportunidade de mudança ele voltou para o crime para poder sobreviver.

O governo deveria rever essa situação dos presídios do Brasil para fazer mudanças e até tentar fazer a reintegração dos presidiários na sociedade sem que ele volte para o crime, fazendo projetos sociais com as empresas e que dê uma chance para esse indivíduo, porque se ele foi para esse caminho não foi porque ele quis mais sim as consequências que fez ele ir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com