TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Prisional

Por:   •  20/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.326 Palavras (10 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 10



SUMÁRIO

1.        Como o sociólogo Anthony Giddens define a ideia de família?        4

2.        Como as relações familiares mudaram nas últimas décadas? Você considera essa mudança positiva ou negativa? Explique.        4

3.        Qual a importância das relações familiares para as sociedades?        4

4.        EUCLIDES DA CUNHA (1866-1909)        6

5.        GRAÇA ARANHA (1868-1931)        7

6.        CONCLUSÃO        9

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10



  1. Como o sociólogo Anthony Giddens define a ideia de família?

Anthony Giddens diz que uma Família é um grupo de pessoas unidas diretamente por laços de parentesco, no qual os adultos assumem a responsabilidade de cuidar das crianças. Os laços de parentesco são relações entre indivíduos estabelecidas através de linhas de descendência que ligam familiares consanguíneos (mães, pais, filhos e filhas, avós, etc.) Ele diz também que a partir do Casamento, que define como uma união sexual entre dois indivíduos adultos, irmãos e outros familiares de sangue tornam-se parente do outro cônjuge através desta união.

  1. Como as relações familiares mudaram nas últimas décadas? Você considera essa mudança positiva ou negativa? Explique.

As relações familiares sofreram mudanças proporcionais ao aumento da facilidade e necessidade da inserção no mercado de trabalho. A partir das mudanças provocadas pelo capitalismo, mudou-se a ideia de que somente o Patriarca deveria trazer o “sustento” para dentro de sua casa, a ideia de 60 anos atrás, no que se refere a primazia por parte da submissão da mulher e a limitação de suas atividades somente aos afazeres de sua casa, já não é mais difundida como outrora. Sem dúvida é imensamente positivo a mudança na relação familiar neste ponto.

Porém, ao ser difundido um consumismo exacerbado, a relação entre pai, mãe e filhos se tornam complicadas pelo menor acompanhamento familiar advindo da tentativa de se manter o padrão de vida já estabelecido por passar horas em um emprego que leva ao cansaço físico e mental, e consequentemente à pouca interação familiar.

Sem dúvida a melhor posição da mulher no meio familiar é de cunho benéfico, mas está é uma mudança que acarreta pontos negativos nas relações familiares.

  1. Qual a importância das relações familiares para as sociedades?

A partir de como é construído um núcleo familiar ele afeta determinantemente o desenvolvimento social. O papel familiar é de educar e dar limites ou moralidade a seus filhos. Com isso em mente e aplicado, vão se formar os princípios pessoais de seus filhos e por conseguinte terão seu próprio entendimento do que é certo e do que é errado e como se comportar no meio social e definirão suas decisões principais baseado naquilo que ouviram e no que lhes foi ensinado. Até mesmo a administração de seus sentimentos tem influência de sua criação como ser social.

  1. Defina os conceitos:

  1. Família nuclear

A família nuclear tem no pai o seu provedor e na mãe a fonte dos cuidados do lar. Nela podemos ver nitidamente a separação entre o espaço público e o privado, e assim pouco se envolve com as atividades e eventos do mundo externo. Os filhos tornaram-se o centro dos cuidados e preocupações dos pais, tornando-se impossível perdê-los ou substituí-los sem passar por um grande sentimento de dor.

  1. Família monoparental

Uma família monoparental nada mais é do que uma família formada por um só pai ou chefe de família. Com mais frequência se trata de mães que ficaram sós no cuidado dos seus filhos depois de um divórcio. Entretanto, também há pais nessa situação. Em outros casos, as famílias monoparentais se constituem a partir de um homem ou mulher, que não deseja sacrificar seu desejo de paternidade ou maternidade, pelo fato de não ter formado um casal. Nesse caso, recorrem à adoção ou às técnicas de fertilização assistida.

  1. Família homoafetiva

Seria a união entre parceiros homossexuais, sendo que estes por meio de adoção ou tratamentos de fertilização assistidos feitos em clínicas especializadas, possuem um ou mais filhos, entende-se também que uma pessoa homossexual sozinha pode ter filhos e assim formar sua família.

  1. Família comunitária

Nesta estrutura, todos os membros adultos que constituem o agregado familiar são responsáveis pela educação da criança.

  1. Família extensa

Aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.

  1. Interprete corretamente a tirinha da página 88.

A tirinha expões alguns aspectos do cenário contemporâneo da violência. Qualquer que seja o ato de violência ele só acontece a partir do momento em que o mesmo diverge das normas vigentes dentro de uma sociedade. Percebe-se que a violência chegou a um estado alarmante onde por motivos fúteis uma pessoa retira a vida de seu semelhante.

  1. O que é assédio moral ou violência simbólica?

 Assédio moral é um tipo de violência em que determinada pessoa humilha, constrange, ofende e ataca a dignidade de outra. O assédio moral no trabalho consiste na exposição prolongada e repetitiva dos trabalhadores a situações humilhantes e vexatórias.

  1. Como lidar com a violência de gênero em nossa sociedade?

Muitas das vezes ao acontecer tal violência no meio familiar, ambas as partes envolvidas não percebem ou não admitem sua gravidade até que o clímax seja atingido. O fato de ser algo isolado em grande parte das vezes, dificulta a identificação por parte de terceiros. Infelizmente, em boa parte dos casos deve partir da vítima a denúncia ao meio de Justiça e clamar por sua intervenção. Em suma realidade, campanhas públicas que tratam de assuntos e dispositivos como os Grupos Reflexivos de Gênero e que procuram promover uma reflexão com o intuito de promover uma maior equidade nas relações de gênero são as melhores formas de se lidar com a problemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com