TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Prisional

Por:   •  22/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  9.340 Palavras (38 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 38

1.INTRODUÇÃO

Este trabalho contempla o tema a “A responsabilidade civil do Estado na ressocialização do detento: recuperação do detento no sistema prisional brasileiro.”. Salienta-se que o tema deveras delicado e tem atingido nosso ordenamento jurídico criando um grande, qual seja, de que forma aplicar e como tornar efetiva a recuperação do apenado em nosso sistema prisional. Certo é, que o ordenamento jurídico brasileiro possui uma legislação de execução penal das mais avançadas do mundo, e ainda assim tal legislação não vem trazendo eficiência ao propósito da pena no Brasil.

        O Brasil assiste e sofre atualmente com a total falência dos institutos de recuperação dos apenados, em que persiste as mazelas sociais dos detentos e por consequência sua não recuperação, assim o retorno à sociedade desses detentos é em situação pior do que da sua inserção no sistema prisional.

        Verifica-se assim um assustador, contínuo e incontrolável aumento de egressos, que sem o devido e efetivo tratamento, acabam por retornar ao sistema carcerário, o que mostra a total falência do sistema prisional Brasileiro. A população, na sua grande maioria, cobra do estado quanto a punição dos detentos, mas não cobra a efetiva aplicação da resocialização do encarcerado, sendo mais cômodo a criação de verdadeiros depósitos de pessoas. Neste sentido, surge o seguinte questionamento:

Neste contexto, a questão problema que orienta a pesquisa é a seguinte: Até que ponto as políticas de recuperação dos reeducandos aplicadas pelo do Estado tem sido efetiva e qual a responsabilidade do Estado nesta recuperação do sentenciado?

O estudo trabalha com a hipótese que no Brasil, as políticas públicas de recuperação do apenado quando adotadas pelo Estado, em muitos casos, para não dizer em sua quase totalidade, sequer existe a aplicação de alguma política neste sentido, tem-se mostrado extremamente ineficaz.

Assim, o que se vem produzindo é um efeito contrário ao que se tem como desiderato, que é proporcionar o que se espera da pena em sua visão sociológica proposta, qual seja, a resposta a sociedade pelo fato ou crime ocorrido e ressocialização do indivíduo.

Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar até que ponto as políticas públicas de recuperação dos reeducandos aplicadas pelo do Estado tem sido efetivas, e qual a responsabilidade do Estado na recuperação do detento.

De forma mais específica, pretende-se demonstrar a responsabilidade do Estado, se objetiva ou subjetiva, na recuperação e reinserção do apenado no convívio em sociedade, bem como demonstrar possíveis soluções que possam servir de alternativas para que tal objetivo seja alcançado..

O presente trabalho acadêmico tem por escopo, analisar a responsabilidade civil do Estado, se objetiva ou subjetiva, na custódia e ressocialização do indivíduo que se encontra sob o pálio do Estado, bem como apresentar alternativas que possam ser úteis para que se tenha a possibilidade de alcançar um sistema de recuperação efetivo destes indivíduos, que necessitando, de certa forma, de tratamento para que possam retornar ao convívio em sociedade.

        Este fenômeno está ligado a fatores relevantes que pode ser estudados, e a partir desses estudos pode se buscar novos caminhos para uma melhor aplicação da pena, e que estas tenham uma melhor aplicabilidade e efetividade.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica através de fontes indiretas, tais como: livros de Direito do Penal, Direito Administrativo, Jurisprudência, Periódicos, Sites Jurídicos e Revistas.

O texto está divido em seis partes, além desta introdução, o capítulo dois nos traz algumas considerações iniciais, o capítulo três fala sobre os problemas sociais causados pela não recuperação do reeducando pelo Estado, o capítulo quatro fala sobre a Responsabilidade do civil do Estado, se objetiva ou subjetiva, na recuperação do apenado, o capitulo quinto apresenta meios jurídicos possíveis que poderão ser utilizados para efetivar a recuperação dos detentos. Finalmente as conclusões são apresentadas no capítulo seis.

2 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

De forma sucinta e rápida, pode-se entender pena como a “sanção restritiva de liberdade ou pecuniária aplicada pelo Poder Judiciário a quem praticar contravenção ou crime” (DINIZ, 2005, p. 631).

Verifica-se ao longo da História que as penas ou sanções impostas aos que dela são afligidos, tiveram sensível evolução com a medida do tempo. Tem-se uma mudança no tocante a aplicabilidade das penas que, deixam de ser com requintes de crueldade, como as aplicadas com base na Lei de Talião por exemplo, para aplicação destas de forma compatível entre a sanção e a gravidade dos fatos.

O histórico das penas restritivas de liberdade no Brasil, remonta à época colonial aonde se encontra os primeiros registros de existência de recintos desta natureza em nosso território. Tem-se como exemplo o preconizado no livro V das ordenações Filipinas do Reino, Código de leis Portuguesa, que vigorava em nosso território pátrio, e onde estavam preconizadas as atribuições, entre outras obrigações da colônia, a de prisão de degregados.

Foi, contudo, na Carta Régia de 1769, onde encontrou-se comando inicial para a construção do primeiro estabelecimento deste tipo no Brasil, a saber, a Casa de Correção do Rio de Janeiro. Nesta esteira, a partir da Constituição de 1824 começa a existir previsões mais robustas e abrangentes deste tema, com a estipulação de prisões adaptadas ao trabalho e separação dos réus.

Sendo assim, o sistema prisional no Brasil vem passando por mudanças e influências diversas em seu modelo de condução, o que levou a várias vertentes.  Saliente-se, que desde as legislações de 1890 desembocando no Código Penitenciário da República, de 1935, vê-se que o Estado busca com a imposição de penas restritivas de liberdade, não só uma resposta à sociedade pelo crime cometido, mas, também a tentativa de regeneração do detento.  

Neste sentido, começa o Estado a ter a responsabilidade objetiva na guarda do detento, não apenas no tocante a sua tutela, mas também relativo a sua recuperação e reinserção em sociedade. Porém, quase sempre, o que se vê são depósitos de pessoas, o que leva ao efeito colateral do que se é proposto, ou seja, a recuperação do sentenciado, tendo em vista que este não tem recebido o devido respeito que deve ser tratado o encarcerado. Neste prisma, vislumbramos que essa falha na recuperação dos sentenciados leva-los a questionar se tal omissão do Estado, não nos remete ao campo da responsabilidade subjetiva deste, pela falha ou falta na prestação do serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.9 Kb)   pdf (218.7 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com