TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Marketing

Por:   •  26/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 Agosto de 2021

[pic 4]

Elaborado por: Rafael Campos Ribeiro de Barros

Turma: turma 9


Introdução

Este trabalho objetiva analisar o trabalho de Marketing utilizado pela empresa Rockstar Games, uma empresa que desenvolve jogos de videogame, como o GTA e Red Dead Redemption.

Serão analisadas as estratégias de marketing da empresa, o contexto que ela se insere, os resultados que ela atinge com seus planos de negócio.


Desenvolvimento

A Rockstar games é uma empresa norteamericana de desenvolvimento, considerada umas das melhores desenvolvedoras de games pelos amantes do gênero. Além de trazer entreterimento aos seus clientes, aborda temas polêmicos no enredo de seus jogos, como violência, crime, bullying, dentre outros assuntos que são capazas de fazer o seu público refletir sobre tais temas.

A empresa foi fundada em 1994, em Nova Iorque, Estados Unidos e hoje em 2021, é umas das empresas de games que, quando está para realizar um lançamento de um novo jogo, é das empresas que geram mais expectativa no público gamer, pois seus jogos são considerados sinônimo de qualidade.

Além de ser considerada uma empresa tradicional no ramo e que gera grandes expectativas à seu público, os dois últimos anos vêm se tornado mais atrativo para esse tipo mercado. Em decorrência da pandemia do coronavirus, as pessoas tem ficado mais tempo em casa e com isso investindo mais em eletrodomésticos.[1] Também com o teletrabalho, aulas online e etc, as pessoas acabam tendo mais tempo para aquele entreterimento que pode ser consumido em sua própria casa, dentro disso se destacam os mercados de consumo de séries e filmes, livros e o próprio mercado de videogames.

Aliado um aumento de compra de eletrodomésticos, que possibilita que as pessoas tenham mais acesso a televisões, as pessoas começaram a investir mais na internet de suas casas, para que possas trabalhar naquele ambiente doméstico e com isso o mercado de jogos aumentou durante o período de isolamento[2].

Um ponto negativo da empresa é que se lançam poucos jogos. Isso é explicado pela política da empresa de lançar apenas jogos de qualidade, que sejam bem trabalhados. Nos últimos 5 anos apareceram apenas 2 novos jogos no mercado. Nem por isso a empresa deixa de ser rentável, neste mesmo período de tempo, as ações da empresa subiram 286,65%.[3]

Por ser um mercado que tem forte ligações com o digital, é evidente que o mercado de jogos tem um forte apelo com o Marketing Digital. Contudo, a Rockstar ainda aposta em estratégias de marketing outbound, como pode se ver:

[pic 5]

Mas, evidentemente, a empresa tem como sua principal estratégia de marketing o inbound, como se percebe pelo site da empresa:

[pic 6]

Outra estratégia adotada pela Rockstar, que fomenta o uso da transmídia, convergência cultural e inteligência coletiva, foi a troca das cores da marca, astes do lançamento do jogo Red Redemption II, cores já conhecidas pelo público desde o lançamento do primeiro jogo.

[pic 7]

Esta troca de cores fez com que os fãs especulassem em blogs, redes sociais e outras mídias, que a sequencia do jogo seria lançada, fomentando o seu público.

Outra estratégia de marketing utilizada pela empresa, abordando atividades transmidia, é a utilização de elementos de determinados jogos em outros. A Rockstar utilizou de elementos ester eggs [4]em outros jogos. No jogo GTA V, colocou elementos escondidos que faziam referência ao enredo do jogo Red Dead Redemption, fomentando o público, fazendo com que o consumidor do jogo GTA V, passe a se interessar também pelo jogo Red Dead Redemption.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com