TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS PRESENTES NO INQUÉRITO POLICIAL

Por:   •  9/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.930 Palavras (36 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 36

PRINCIPIOS CONSTITUCIONAIS PRESENTES NO INQUÉRITO POLICIAL

  • PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO

O princípio do contraditório está presente no ordenamento jurídico brasileiro desde a Constituição de 1937 (art. 122, n.11, segunda parte), sendo mantido nas Constituições posteriores (1946, art. 141, § 25; 1967 art. 140, § 16, renumerado na Emenda de 1969 para art. 153 §16). Esta garantia, até este período, encontrava-se restrita apenas à instrução criminal.

Com o advento da Constituição Federal de 1988, no entanto, o contraditório passou a integrar todos os processos judiciais e administrativos, deixando de ser um instituto privativo da instrução criminal. Atualmente, este princípio está previsto no art. 5º, LV[1], da CF, que declara: “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes”.

De acordo com Joaquim Canuto Mendes de Almeida[2], entende-se como contraditório a “ciência bilateral dos atos e termos processuais e possibilidade de contrariá-los”. Tal afirmação é amplamente repetida, ainda na atualidade, por todos os doutrinadores brasileiros.

Além disso, o contraditório se configura como o princípio garantidor do direito de resposta a todo ato produzido pela parte contrária[3], ou seja, como complementa Alexandre de Morais “ a todo ato produzido caberá igual direito da outra parte de opor-se lhe ou de dar-lhe a versão que lhe convenha, ou, ainda, de fornecer uma interpretação jurídica diversa daquela feita pelo autor”.

Desta forma, o contraditório é conduzido pelo caráter de igualdade entre as partes, pois tanto a acusação, quanto defesa dispõe de idênticos prazos e oportunidades. Por esta razão, Vilas Boas[4] dispõe que “é numa espécie de isonomia entre todos os litigantes do processo, praticamente realçando a máxima: todos são iguais perante a lei, como se as partes fossem pessoas”.

Fundamentando Tourinho Filho[5], “o princípio decorre da máxima romana audiatur et altera pars, o qual recomenda que a parte oposta deve ser ouvida”, garantindo-lhe a possibilidade de praticar todos os atos que visam influenciar no convencimento do magistrado. É por esta característica que a doutrina identifica o princípio do contraditório pelo binômio ciência e participação, logo, é necessário o conhecimento dos atos processuais pelo acusado com consequente direito de resposta.

Desta forma, o conceito de contraditório é vinculado ao princípio da paridade de armas, garantindo-se que as partes estejam equipadas de forças similares, ressaltando que incluam prerrogativas semelhantes para atuar no processo e que possam efetivá-las mediante meios adequados.

Por conseguinte, Antonio Scarance Fernandes[6] esclarece que,

no processo penal é imprescindível que a informação e a possibilidade de reação permitam um contraditório pleno efetivo, pleno porque se exige a observância do contraditório durante todo o desenrolar da acusação, até seu encerramento, e efetivo porque não é suficiente dar à parte a possibilidade formal de se pronunciar sobre os atos da parte contrária, sendo imprescindível proporcionar-lhe os meios para que tenha condições reais de contrariá-los.

Enquanto no processo civil o princípio pode ser apontado como ocasião de reação oferecida pela citação, tendo caráter ineficaz, na esfera criminal é totalmente indispensável à análise perfeita do contraditório, no decurso de todo o prolongamento do processo, ainda que o acusado seja revel[7].

Embora a doutrina majoritária relacione o contraditório como uma garantia do acusado, vale ressaltar que, ao acusador, este direito também lhe será conferido. Destarte, o Ministério Público tem o direito de ser informado e de reagir da mesma forma que o réu durante o processo penal.

De acordo com Joaquim Canuto[8], existem três períodos essenciais do contraditório: pedir, evidenciar e impugnar; que permitem às partes envolvidas no processo a realização de pedidos, argumentar, demonstrando os motivos de admissão de seus requerimentos e explanar as causas da inadmissibilidade das exigências da parte contrária.         

Neste contexto, ressalta-se a atuação do juiz, o qual acolhe a partição de ambas as partes, como maneira de aprimorar a sua própria deliberação. Por sua vez, o magistrado acolhe requerimentos e provas, associação na produção das provas, argumentações esclarecendo a lei, subsídios sobre jurisprudência, ou seja, todos esses elementos recebidos das partes que irão auxiliar, assim, o seu julgamento[9].

E. Magalhães Noronha[10] apoia no sentido de que o contraditório é um princípio unido à prova:

Além da participação na elaboração da prova, sem que se impeça a iniciativa do juiz, tem o contraditório como características: que as partes sejam avisadas, com necessária antecedência, da data e lugar da prova ou diligência, sejam reveladas a natureza e a finalidade da prova; admitida a presença do acusador e do acusado; que se lhes faculte, provoquem a atenção do juiz para certos aspectos ou particularidades da prova. É que não há no crime, provas de defesa ou provas de acusação. Devem ser elas, sempre, provas de verdade.

É importante ressaltar que, como o contraditório abrange todo processo criminal, dando prioridade a um entendimento que inclui o termo instrução, o princípio tem lugar no debate da prova e, também, em todos os eventos do processo, mesmo alheios à discussão da prova[11].

Destaca-se que, além de ser garantido pelo contraditório o comparecimento de ambas as partes na ação de produção da prova, também procede deste princípio o impedimento da ação condenada na ausência da oportunidade do depoimento do acusado.

É por esta razão que se ressalta o direito de ser interrogado pessoalmente pelo juiz e, além disso, o direito de ser ouvido pessoalmente pela autoridade policial, inclusive nas hipóteses de provável estado flagrancial, quando o Delegado de Polícia, inegavelmente (e ainda de forma precária), realiza julgamento de circunstâncias fáticas e de aplicabilidade legal de normas, para proferir decisão que opera grave restrição à liberdade individual.[12]

Greco Filho[13] esclarece, de forma substancial, que a Constituição não exige, nem jamais exigiu, que o contraditório fosse prévio ou concomitante ao ato. Ao contrário, explica, ainda, que existem atos são privativos a cada uma das partes, como também existem atos privativos do juiz, sem a participação das partes. Contudo, o contraditório é garantido pela oportunidade de a eles se contrapor por meio de manifestação contrária que tenha eficácia prática anterior à decisão. Assim, por exemplo, é válida a prova pericial realizada na fase do inquérito policial, por determinação da autoridade policial, desde que, em juízo, possa ser impugnada e, se estiver errada, possa ser refeita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.3 Kb)   pdf (349.2 Kb)   docx (977.9 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com