TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Efeitos Causados Pela Midia Social

Por:   •  2/5/2017  •  Artigo  •  2.732 Palavras (11 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 11

Os Efeitos causados pela Midia Social

Resumo

Este documento apresenta como a midia é importante na sociedade e ao mesmo tempo como é possivel esse meio tão tecnologico que envolve a televisão, radio, virtualmente e até na forma escrita influenciar no mundo juridico, com casos onde acusados são tratados como se já fossem os realmentes culpados, assim a sociedade não conhecendo o processo se baseiam apenas na exposição feita pela midia, realizando assim um julgamento moral.

PALAVRAS-CHAVE: Direito penal, mídia, dano moral.

Introdução

Atualmente a mídia esta presente na evolução da sociedade, é impossivel pensarmos nos dias atuais uma sociedade formada vivendo sem os meios de comunicação, na medida em que os acontecimentos são transmitidos por meio da escrita,fala, imagens impressas e vistas virtualmente, mas qual é o papel da mídia? Além de vivermos em um Estado com regras que são para a sociedade ser mantida em ordem, que muitas vezes a mídia destorce.

Neste documento podemos ver sobre a influencia da midia no mundo juridico, da criminalização antecipada ao longo do processo, quais são os meios que a propria midia utiliza para influenciar a sociedade, infrigindo assim os direitos fundamentais que estão na Constituição Federal, onde o foco principal deveria ser a prevalencia da dignidade da pessoa humana acima de tudo.

Desenvolvimento

Nos dias atuais, é possivel compreender a força que a mídia possui,em todas as suas formas de transmissão existentes possíveis a televisada,escrita, falada (radio) e pelos meios virtuais que sempre estão atualizando a sociedade, em todos os momentos do dia-dia,onde a sociedade tem o pensamento de sempre punir os criminosos e isso não é de hoje e nem algo recente, onde a vingança era divina.

Assim é possível observar que a ocorrência de um crime é um acontecimento publico, onde o Poder Judiciário deve exercer seu papel de forma transpante,mas muitas vezes as informações detalhadas do crime e do criminoso são utilizados pela mídia de maneira errada, assim desrespeitandoa lei dos direitos fundamentais de cada individuo que estão baseados na constituição federal de 1988.

Esse problema ocorrem principalmente na televisão onde os programas jornalísticos tem grande audiência para as reportagens criminais onde suspeitos são tratados já como "criminosos" assim havendo a exposição, onde o publico julga se baseando apenas na mídia que muitas vezes transmite pelos seus meios as informações distorcidas e não completas.

A transmissão de noticias não concreta traz conseqüências para o processo penal, vendo o acusado sendo apresentado já como um criminoso antes dos fatos concretos, assim tendo a presunção de inocência violada o que gera um grande problema gerando uma enorme bola de neve.

[...] as ideias e costumes difundidos pelas emissoras privadas de rádio e televisão são frequentemente incompatíveis com os princípios que informam nosso Estado Democrático de Direito. Não é preciso mais do que alguns minutos diante da televisão, em qualquer horário ou canal, para constatar a violação dos direitos fundamentais à privacidade, a não discriminação, à honra, à presunção de inocência e à própria dignidade da pessoa humana [...]. (SUIAMA, p. 107).

Mas em todos os processos ocorridos percebe-se que os meios de comunicação estão cada vez mais tendo certo poder dentro e sobre a sociedade, com discursos exagerados nos noticiários, ou até mesmo as fotos horríveis publicadas em redes sócias ou até mesmo nos jornais expressos, que sempre estão solicitando mudanças urgentes na legislação penal mas que não possuem nenhum conhecimento jurídico para exigilas assim acaba sendo mas um dos tantos fatores que interferem no sistema penal.

Mas qual seria o significado da palavra mídia?A origem da palavra mídia vem da América latina (do plural de médium, que significa meio) sinônimo de conjunto de meios de comunicação, sendo eles a escrita, noticiada, falada, ou até mesmo nos dias atuais em redes sociais.

Todo suporte de difusão da informação que constitui um meio intermediário de expressão capaz de transmitir mensagens; meios de comunicação social de massas não diretamente interpessoais (...). Abrangem esses meios o rádio, a televisão, o cinema, a televisão, a escrita impressa em livros, revistas, boletins, jornais, computadores e, de um modo geral, os meios eletrônicos e telemáticos de comunicação em que se incluem também as diversas telefonias. (DICIONÁRIO HOUAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA)

e também podemos entender a palvra midia atrasves de :

[...] o conjunto de instituições que utiliza tecnologias especificas para realizar a comunicação humana. Vale dizer que a mídia implica na existência de um intermediário tecnológico para que a comunicação se realize. A comunicação passa, portanto, a ser uma comunicação midiatizada. Este é um tipo especifico de comunicação que aparece tardiamente na historia da humanidade e se constitui em um dos importantes símbolos da modernidade. Duas características da mídia são a sua unidirecionalidade e a produção centralizada e padronizada de conteúdos. Concretamente, quando falamos da mídia, estamos nos referindo ao conjunto das emissoras de rádio e de televisão (aberta e paga), de jornais e de revistas, do cinema e das outras diversas instituições que utilizam recursos tecnológicos na chamada comunicação de massa. (LIMA, 2001 apud CUNHA, 2012, p.).

Temos também a palavra imprensa que está ligada a mídia, mas que possui outro significado e conteúdo que significa:

"qualquer meio utilizado na difusão de informações jornalísticas; conjunto dos processos de veiculação de informações jornalísticas por veículos impressos ou eletrônicos". (DICIONÁRIO HOUAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA)

Para o direito penal e para as mídias sócias a resolução de todo esse problema é a mídia ter a responsabilidade de não divulgar as informações falsas e ofensivas, deve haver o respeito, onde todas as informações que são repassadas devem ser completas e sendo passadas corretamente a atual situação que o acusado se encontra sendo do processo que está correndo até a sua condenação

Podemos constatar que atualmente, o trabalho da mídia não está sendo apenas em informar a sociedade da realidade dos fatos, mas sim de formar sua própria opinião com base do que VIERA expõem:

A massa que,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com