TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Psicopatas X Serial Killer

Por:   •  14/5/2020  •  Resenha  •  4.541 Palavras (19 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 19

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS FMU

CURSO DE DIREITO

ARIEL REIS RODRIGUES RA: 726460/0

JONATHAS FILIPE DE OLIVEIRA CRUZ RA: 636265/6

JULIA LUIZE DE ALMEIDA PRUDENCIO RA: 692731/3

THAÍS SANTANA DE ALMEIDA RA: 706483/5

VALESCA CAMARGO DANTAS DA SILVA RA: 770568/2

TURMA: 003210B02

PSICOPATAS X SERIAL KILLERS

SÃO PAULO

2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.DA DEFINIÇÃO DE PSICOPATA E SEUS TIPOS        4

2.DEFINIÇÃO DE SERIAL KILLER E SEUS TIPOS        6

3.TRATAMENTO PENAL AO PSICOPATA        9

4.TRATAMENTO PENAL AO SERIAL KILLER        13

CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16

INTRODUÇÃO

Pode-se dizer que entre todos os campos da ciência, a psicologia talvez seja o mais misterioso para os leigos e o mais suscetível a mal entendidos. O estudo da mente humana é objeto de interesse de muitos pesquisadores e cientistas, e seria evidentemente que com as descobertas dos mecanismos da mente e do comportamento humano tais revelações chegariam ao âmbito jurídico

Sabemos muito bem que quando determinadas condutas que são incompatíveis com a vida em sociedade, colocando em risco o bem jurídico e a vida, é na ciência penal que nos debruçamos para analisarmos e avaliarmos qual será a melhor medida e tratamento a ser aplicada a tal conduta, sempre analisando cada caso concreto. Não poderia ser diferente no tratamento penal para psicopatas e seria killers.

Dizem os estudiosos que todo serial killer é psicopata, mas nem todo psicopata é serial killer. Mas o que é essa afirmação quer dizer? Se nem todo psicopata é serial killer, então é possível estarmos vivendo no meio de psicopatas?

Bom, a resposta para esta pergunta pode surpreender: Sim, podemos estar convivendo com psicopatas no nosso dia a dia e talvez, Deus queira que não, ser um psicopata também. Isto por quê, a psicopatia é uma designação atribuída a um distúrbio mental, na qual o enfermo apresenta um padrão comportamental antissocial e amoral sem demonstração de arrependimento ou remorso. Diferentemente do Serial Killer, que é um tipo de criminoso de perfil psicopatológico que comete crimes com determinada frequência, geralmente seguindo um modus operandi, e às vezes deixando sua “assinatura”.

Sendo assim, no presente trabalho iremos abordar os aspectos e diferenças do tratamento penal daqueles considerados psicopatas e serial killers. Buscaremos abordar de forma branda a definição de psicopata e seus tipos e a definição de serial killer e seus tipos. Também iremos avaliar os tratamentos penais que é dado a cada um deles e entender de que forma esses temas são encarados pelo Poder Legislativos, através de normas e de que maneira o Poder Judiciário enfrenta esses levantamentos através da jurisprudência.

  1. DA DEFINIÇÃO DE PSICOPATA E SEUS TIPOS

Podemos dizer que a psicopatia é um tipo de comportamento social que apresenta ações atípicas e agressivas e de um modo que seja sutil. Verificamos que os psicopatas tem uma trajetória de estudo longa, com início em 1809 com o Pinel apontando como conceito da psicopatia “mania sem delírio”, já no século XX começou a ser estudado com mais ênfase, por conta disso podemos dizer que ele está em todo o tipo de sociedade, pois existem desde o século passado até o atual.

Na psicologia se estuda a personalidade dita “normal” e os fatores eventualmente venham a influencia-lo, tanto nos fatores biológicos que inerentes à condição da pessoa, os mesológicos relacionados ao meio ambiente e os sociais. Já na psiquiatria ela lida com os transtornos anormais da personalidade ou com doenças retardos mentais, delimitando o conceito de enfermidade e verifica as suas respectivas manifestações.

O psicopata não adquire esta personalidade por questão de gosto, do querer, a verdade é que a grande maioria dos psicopatas já nascem com a genética desta forma ou por ruptura familiar ou social. Então pode ocorrer desde a infância, pode ser evoluído na adolescência, chegando enfim a vida adulta. São conhecidos pela forma de agir, eles possuem certo distúrbio mental, uma anomalia que ocorre no cérebro, podendo se tornar agressivos, cometer crime furto, ter compulsão sexual podendo até ser conhecido como os seriais killers que no caso podem ter sofrido traumas psicológicos, traumas de infância. Existem psicopatas tanto do gênero feminino como no gênero masculino, nos homens podemos enxergar uma anomalia mais rápida do que em mulheres, por conta de que os homens são mais impulsivos e as mulheres são mais discretas, e como podemos identificar um psicopata?

Podemos identifica-los de uma maneira bem clara, como eles possuem uma deficiência mental é possível verificar certa frieza tendo uma ausência de sentimento podendo até fingir emoções, embotamento afetivo, tornando até os relacionamentos pouco duradouros, uma pessoa manipuladora, egocêntrica, falta de remorso de culpa, não possui empatia alguma, apresenta comportamento impulsivo, por isso também conseguem cometer crimes de maneira mais sensata mais fria, por conta do psicológico que possui.

Os psicopatas podem ser divididos de diversas maneiras, como o esquizoide, paranóide, antissocial, emocionalmente instável sendo dividido em impulsivo e o borderline, histriônico, anancástico, dependente, ansioso, também podem ser classificados em grau leve, moderado e grave dependendo do seu ato. O grau leve pode ser identificado pelo seu vitimismo e o sentimento de prazer em causar a discórdia entre seus similares e são extremamente mentirosos, conversadores. No grau médio os psicopatas têm atos com resultado mais negativo em relação ao grau mais leve, eles apreciam a desgraça alheia olha só para si quer ter o poder em cima disso. O grau mais grave é quando os psicopatas começam a cometer crimes como abuso sexual parte para a violência.

Os esquizoides são aqueles que têm desinteresse pelo contato com a sociedade, tem uma tendência da introspecção, ele sente dificuldade em experimentar prazeres, prefere fazer atividades de maneira individual, os paranóides são aquele que tem uma sensação de constante perseguição é caracterizado pelo predomínio da desconfiança, sente-se prejudicado, incapacidade da confiança, tem dificuldade para administrar situações quando é contrariada.

O antissocial ele tem total desinteresse total em socializar na vida, os sentimentos para ele é indiferente, é pouco tolerante as frustrações, tem possibilidade de ser cruel e desprezar obrigações, tudo tem que ser da maneira que ele quer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com