TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre projeto tcc

Por:   •  28/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DOS GUARARAPES

DIEGO ARAÚJO DE CASTRO

PROJETO DE MONOGRAFIA

O DANO EXISTENCIAL NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS

JABOATÃO-PE

MAIO / 2016

DIEGO ARAÚJO DE CASTRO

O DANO EXISTENCIAL NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS

Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade dos Guararapes – FG, como requisito para elaboração da monografia de conclusão de curso.

JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE

MAIO / 2016

SUMÁRIO

1. TEMA

4

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

4

3. PROBLEMA

4

4. HIPÓTESE DE ESTUDO

4

5. OBJETIVOS DA PESQUISA

5.1. OBJETIVO GERAL

6

5.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

7

6. JUSTIFICATIVA

8

7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

8

8. PROCEDIMENTOS METOLÓGICOS

9

9. PROPOSTA DE SUMÁRIO

10

10. CRONOGRAMA DA PESQUISA

12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

13

  1. TEMA

Direito do Trabalho

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O dano a existência do trabalhador nas relações de trabalho

  1. PROBLEMA

É cabível por parte do empregador por dano a existência do trabalhador?

  1. HIPÓTESE DE ESTUDO

No sistema jurídico brasileiro, a Constituição de 1988 positivou a saúde como direito social fundamental, conforme disposto nos seus artigos 6º, 196º e 200º, definindo-a, precisamente, como direito de todos e dever do Estado.  Assim, a saúde do trabalhador é um direito humano e natural de toda a classe operária, e como tal deve ser rigorosamente observado pelo empregador e pelo Estado e qualquer violação a saúde do trabalhador, por consequência, representa desrespeito a dignidade da sua pessoa.

No entanto, a momento atual demonstra claramente que a crise do sistema capitalista trata, em várias circunstâncias, o homem trabalhador como máquina, e a conduta patronal impinge ao laborista a impossibilidade de bem conviver socialmente com a família e/ou amigos em atividades recreativas, espirituais, afetivas, culturais, esportivas, bem como impede o trabalhador de dispor dos períodos de descanso como bem lhe aprouver; ou ainda de executar, prosseguir ou recomeçar projetos de vida, responsáveis pelo crescimento profissional, social e pessoal, razão pela qual é passível de indenização por parte do empregador.

  1. OBJETIVOS DA PESQUISA

  1. OBJETIVO GERAL

Analisar as ofensas aos princípios fundamentais do trabalhador e a possibilidade de indenização por dano existencial nas relações trabalhistas.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Apresentar breve evolução histórica e social dos direitos conquistados pelos trabalhadores;
  • Identificar pontos relevantes e previsão legal sobre a jornada e condições de trabalho que devem ser seguidas pelo empregador;
  • Demonstrar a possibilidade real de indenização por dano existencial frente às jornadas de trabalhos extensas e ofensas aos princípios fundamentais do trabalhador.
  1. JUSTIFICATIVA

 

O presente tema é de extrema relevância diante do momento capitalista atual, pois seu estudo visa fortalecer os direitos conquistados pelo trabalhador.

No entanto, embora existam os princípios básicos que visam proteger a saúde e dignidade do trabalhador, percebe-se que tais direitos não estão sendo respeitados, ocasionando uma série de prejuízos a parte hipossuficiente da relação de trabalho.

Desta forma, desenvolver e estudar o tema poderá fortalecer e motivar a sociedade atual a respeitar os princípios básicos, bem como a lutar por uma relação de trabalho justa que permita o desenvolvimento econômico associado à proteção a dignidade do trabalhador.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

O estudo terá como base os direitos fundamentais do cidadão dispostos na Constituição Federal e na Consolidação das Leis do Trabalho que buscam proteger o trabalhador.

Entretanto, ainda que existam os princípios que visam proteger o trabalhador, percebe-se que diante da situação social e econômica atual, há grande dificuldade de efetivamente cumprir e respeitar tais princípios.

Os fundamentos dos direitos trabalhistas estão contemplados na Carta Magna de 1988, no título “Dos Direitos e Garantias Fundamentais”, no capítulo II (arts. 7º ao 11) em que há o rol de direitos trabalhistas, que demonstram o objetivo do legislador originário de reconhecer os direitos individuais e coletivos dos trabalhadores.

Os direitos ali expostos buscam proteger o trabalhador, não somente em relação ao Estado, mas também na relação particular, haja vista que, na relação de emprego, o trabalhador é a parte hipossuficiente.

Ademais, será abordada ainda a evolução histórica do Direito do Trabalho e as conquistas conseguidas, principalmente relativas a duração da jornada de trabalho que, até a Revolução Industrial, inexistiam limitações, ocasião em que os patrões submetiam os trabalhadores a jornadas extenuantes que feriam a saúde física e mental destes.

Serão abordados ainda recentes julgados dos tribunais da justiça do trabalho sobre a problemática jurídica em tela, haja vista que alguns operadores do direito já buscam a indenização em comento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com