TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre projeto tcc

Por:   •  29/8/2015  •  Bibliografia  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO

Nome do aluno

                                                                                                 

RECURSOS HÍDRICOS: RESPONSABILIDADES E SANÇÕES    DERIVADAS DE CONDUTAS E ATIVIDADES LESIVAS AO MEIO AMBIENTE

SÃO PAULO

2010

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO

Nome do aluno

RECURSOS HÍDRICOS: RESPONSABILIDADES E SANÇÕES    DERIVADAS DE CONDUTAS E ATIVIDADES LESIVAS AO MEIO AMBIENTE

Pré-projeto apresentado na Disciplina de Trabalho de Conclusão de  Curso  como  requisito básico   para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso de Direito.

                     

Orientadora: Daniela Palhuca do Nascimento Queiroz

SÃO PAULO

2010

SUMÁRIO

1. TÍTULO/TEMA - Problematização         3

2. JUSTIFICATIVA        4

3. OBJETIVOS        5

4. METODOLOGIA DA PESQUISA        6

5. CRONOGRAMA        7

6. REFERÊNCIAS        8


1. RECURSOS HÍDRICOS: RESPONSABILIDADES E SANÇÕES    DERIVADAS DE CONDUTAS E ATIVIDADES LESIVAS AO MEIO AMBIENTE

A proteção ambiental e a sustentabilidade foi e ainda é discutida em todo o mundo. O que mais se destaca é a questão da água, que é um recurso natural porém limitado.

O Brasil detém cerca de 12 % de toda água potável do planeta, o que gera uma grande preocupação por parte de nossos governantes em preservá-la e também a criação de políticas nacionais para a preservação desse recursos natural.

Dentro do Direito Ambiental, a questão dos Recursos Hídricos tem se revelado muito importante. Devido essa importância foram criadas Normas Jurídicas que reconhecem os recursos hídricos como um bem jurídico a ser protegido dentro do meio ambiente, estabelecendo sanções para quem pratica atos lesivos ao meio ambiente.

Portanto, o presente projeto pretende mostrar um estudo sobre as Espécies de Responsabilidades e Sanções Penais e Administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao Meio Ambiente, bem como buscar respostas para algumas indagações como: A quem compete legislar sobre questões hídricas? A água, no ordenamento jurídico,  é considerada recurso natural ilimitado ou limitado? Quais os mecanismos, legais modernos,  estão sendo implantados no combate e na diminuição da poluição hídrica?  O objeto da tutela hídrica varia conforme o interesse econômico?


2. JUSTIFICATIVA

Devido ao desenvolvimento e ao aumento populacional de diversas nações, o consumo de água cresceu bastante, e, consequentemente a degradação ambiental e poluição dos rios e bacias hidrográficas.

O Brasil possui muitas fontes hídricas, especialmente de água potável.

Com a criação do Código da águas de 1934 e a promulgação da Lei nº 9.433/97- Política Nacional dos Recursos Hídricos, esses recursos passaram a ter uma atenção especial em relação a sua preservação e racionamento.

Pela importância nacional e internacional desses recursos, o presente Pré-projeto propõe o estudo sobre as Espécies de Responsabilidade, que são dadas aos autores poluidores e as Sanções Penais e Administrativas em conseqüência de atos lesivos ao Meio Ambiente, mais especificamente de danos lesivos aos Recursos Hídricos.

3 - OBJETIVOS

Analisar, historicamente a evolução e a preocupação mundial sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.   Buscaremos assim, por meio de estudos doutrinários, jurisprudenciais e a legislação vigente, enfocar as espécies de responsabilidades  pelos atos praticados por autores de atos lesivos aos Recursos Hídricos.

4. METODOLOGIA DA PESQUISA

A finalidade deste trabalho é embasada no intuito de esclarecer, orientar e verificar o que existe de mais moderno e eficiente nos julgados, doutrinas e leis, bem como, o que deveria ser aprimorado, revogado e aplicado para o alcance na proteção das águas rumo ao meio ambiente ecologicamente sustentável e equilibrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com