TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Por:   •  7/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.104 Palavras (17 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNISÃOLUIS EDUCACIONAL LTDA

FACULDADE ESTÁCIO DE SÃO LUÍS

CURSO DE DIREITO

BRUNO LUÍS SILVA ROCHA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

(ESTÁGIO III – 9º período)

BRUNO LUÍS SILVA ROCHA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Graduação em Direito da Faculdade Estácio de São Luís, para demonstrar as atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório (Estágio III).

Supervisor(a) Docente: Prof.(a) WILMA LIMA

                                                 

Aprovada em: _____/_____/_____

Nota: ______ (___________)

_____________________________________

Advogado(a) Orientador(a)

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS        4

3.        DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTAGIO        5

4.        DESCRIÇÃO DAS DISCIPLINAS QUE MAIS CONTRIBUIRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTAGIO        6

5.        AUTO-AVALIAÇÃO SOBRE O APRENDIZADO DO ESTÁGIO        6

ANEXOS        8

1.   INTRODUÇÃO

O presente relatório narra às atividades realizadas no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Estácio de Sá São Luís - MA, localizada Rua Grande, 1455 – Centro, CEP: 65020-250.

O Estágio Curricular Obrigatório é desenvolvido por intermédio da disciplina de Aprendizagem Estágio Supervisionado de Prática Jurídica, que integraliza a estrutura curricular do Curso de Direito, cabendo aos professores supervisores, com carga-horária docente destinada para esse fim, a orientação e o acompanhamento do aluno estagiário.

O Estágio de Prática Jurídica possibilita aos acadêmicos do curso de Direito terem uma visão jurídica mais prática, por intermédio da aplicação de conhecimentos previamente estudados e compreendidos em fases anteriores. E isto fazem por meio de formulação de peças jurídicas que partem da leitura e hermenêutica de exercícios – casos. Os acadêmicos em especial neste semestre se deparam com casos reais de pessoas carentes que buscam o judiciário em busca da solução de seus problemas.

  1. OBJETIVOS

O Estágio tem como objetivo a aplicação prática das teorias ensinadas em sala de aula, possibilitando maior aprendizado com a vivência real, mostrando assim o campo onde vai trabalhar e possíveis descobertas de escolhas nos ramos profissionais onde se encontrou com mais afinidades e com isso possa se especializar.

Sendo assim o estágio contribuiu para o meu desenvolvimento profissional, atitude e postura, assim como eventuais deficiências na formação, onde esta procura atenua o impacto da passagem da vida estudantil para a vida profissional.

As atividades tendentes à formação teórica e prática do acadêmico de Direito, no âmbito do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ compreendem o treinamento específico para o exercício das profissões jurídicas e o atendimento à comunidade carente.

O desenvolvimento dos trabalhos de Prática Forense Simulada e Real compreende a realização de atividades em ambiente interno e externo.

As atividades em ambiente interno correspondem às aulas e às atividades práticas realizadas no Núcleo de Prática Jurídica nos dias e horários previamente divulgados no início de cada semestre.

As atividades em ambiente externo serão implementadas mediante visitas orientadas a diversos órgãos do Poder Público, além das audiências e sessões em âmbito administrativo e judicial, previamente agendadas ou determinadas pelo Núcleo de Prática Jurídica.

O Estágio Curricular cumpre as determinações legais estabelecidas pela Lei nº 11.788 de 25/09/2008, dispõe sobre os estágios de estudantes de estabelecimentos de Ensino Superior e de Ensino Profissionalizante e Supletivo e dá outras providências.

Sendo assim então o principal objetivo do estágio é o aprendizado coletivo dos estagiários em formação para assim servi de base para a Prática Florence onde se almeja alcançar conhecimentos e aprovação na Ordem.

  1. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTAGIO

O Estágio em iniciação a prática teve início no dia 05 de março de 2018, segunda-feira foi que iniciei o meu primeiro plantão no Núcleo de Práticas Jurídico (NPJ), onde tive como orientadora a Professora Wilma Lima, que em primeiro nos deu boas vindas se apresentando e apresentando-nos o então secretário GEOVANE SILVA LIMA, em seguida nos falou como funcionava o Núcleo Jurídico e nossas atividades.

Durante o estágio foram desenvolvidas por mim as seguintes atividades:

  • Palestra no Auditório da faculdade Estácio de São Luís sobre a prática com o Professor Isaque Ramos;
  • Apresentação do Núcleo feito Pela Orientadora Wilma Lima;
  • Elaboração de Petições de casos;
  • Elaboração de Termo de Confissão de Dívida;
  • Juntadas e Entregas de 39 atas de audiências;
  • Participação em Audiência Simulada;
  • Entrega de relatório das audiências assistidas;
  • Palestras de Capacitação do NPJ com seus respectivos relatórios.

Cabe ressaltar que todas as petições, bem como demais procedimento, foram feitas dentro dos padrões de normatividade da Estácio e logo após enviado para correção feita pelo supervisor de plantão.

  1. DESCRIÇÃO DAS DISCIPLINAS QUE MAIS CONTRIBUIRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTAGIO

Como estagiário do direito encontrei suporte, principalmente, nas explicações da supervisora que me direcionava nos atendimentos aos clientes e nas tarefas a serem realizadas. Além disso, também tive como aparato legal as leis vigentes, jurisprudências e doutrinas, as principais disciplinas que usei no desenvolvimento do estágio foram:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (305.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com