TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  4/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 5

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA

CURSO DE DIREITO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PETROLINA

2019


RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório apresentado em cumprimento às exigências do programa de Estágio Supervisionado do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE.

Profª.

Supervisora de Estágio

PETROLINA

2019


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

1.1.        IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO        4

1.2.        OBJETIVOS DO ESTÁGIO        4

1.3.        APRESENTAÇÃO        5

1.4.        SETOR DE ESTÁGIO E EQUIPE TÉCNICA        5

2.        DESCRIÇÃO DETALHADA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        5

3.        RELAÇÃO DAS DISCIPLINAS CURSADAS COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        6

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

5.        REFERÊNCIAS        6

  1. INTRODUÇÃO

Os cursos superiores têm por objetivo precípuo preparar para o mercado de trabalho, razão pela qual emerge a necessidade de, em sua organização curricular, possibilitar oportunidades concretas de experimentação na atividade definida para a profissionalização pretendida. Desse modo, faz-se necessário a participação dos discentes em empresas no mercado que possuam, em seu quadro organizacional, componentes que atuem em sua área de formação.  

O Estágio Supervisionado é componente curricular obrigatório do Curso de Direito, com a carga horária mínima de 300 horas. Sua execução deve ser desenvolvida individualmente pelos alunos, possibilitando, então, por meio do exercício prático, o (re)conhecimento teórico adquirido em sala de aula, permitindo sua interação com o ambiente de trabalho.

A obrigatoriedade não ocorre por acaso. Ela espelha a importância que se atribui à familiarização do futuro profissional com o seu lócus de atuação. Portanto, a disciplina merece especial atenção, pois é nesse espaço do currículo que se pretende estabelecer o devido ajuste entre prática e teoria, com a intenção de formar um profissional crítico, competente e atuante na área.

  1. IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO

O estágio foi de grande importância na formação deste graduando que ora redige seu autoexame de aproveitamento, pois nele apliquei, revisei e reforcei a formação teórica desenvolvida nas disciplinas em sala de aula. Colaborando para colocar em pratica todo o conhecimento adquirido nas aulas, vivenciando todos os dias, como é o âmbito jurídico e como aplico a teoria na prática, como atendimento ao cliente, acompanhamento de processos e elaboração de peças, ajudando no meu amadurecimento pessoal e processual.

  1. OBJETIVOS DO ESTÁGIO

O estágio realizado teve por objetivo adquirir, desenvolver, conhecer e melhorar competências e habilidades nas tarefas de a formulação  de  peças  processuais, acompanhamento de processos, atendimento ao cliente, diligências do fórum fazendo o uso de soluções adequadas, fornecidas pelo MV Advocacia e Consultoria jurídica.

  1. APRESENTAÇÃO

O Estágio Supervisionado foi realizado MV Advocacia e Consultoria Jurídica, localizada na rua Cicero Feitosa, s/n, sala 102, Alagadiço, Juazeiro - BA. A MV Advocacia e Consultoria Jurídica, tem como atividades fins as áreas cíveis, criminais, trabalhistas.

O escritório atende diversos tipos de pessoas, com um maior número de pessoas hipossuficientes e atua junto ao seu público alvo desde 2017.

  1. SETOR DE ESTÁGIO E EQUIPE TÉCNICA

Escritório de Advocacia, com dois advogados fixos, que geralmente, se dividem em causas cíveis e penais, não há uma hierarquia fixa, atuam lado a lado, se ajudando e consultando.

  1. DESCRIÇÃO DETALHADA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

        

  • Formulação de Peças. Analise dos fatos narrados pelo cliente, coleta dos documentos pessoais, possíveis provas para anexar ao processo, leitura da Lei referente aquele fato, redigir a peça referente ao caso e enviar para o advogado analisar e tomar as medidas necessárias. Como resultados, tenho adquirido uma carga de experiência vasta que me ajudará ao iniciar minha vida profissional. Entre as dificuldades, no começo verifiquei que o direito teórico é muito diferente da pratica, por exemplos, prazo para juiz analisar processos e etc.

  •  Acompanhamento de processos e diligências ao fórum.  Acesso ao PJE para análise do andamento dos processos, prazos, sentenças, despachos, se ocorreu movimentações; Idas ao fórum, para protocolar ações, ver andamento de processos físicos.

  1. RELAÇÃO DAS DISCIPLINAS CURSADAS COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No estágio foi feito uso do conhecimento adquirido nas disciplinas

  • DIREITO CIVIL: Contratos, Obrigações, Responsabilidade Civil, Direito de família, sucessões; Elaborar atos e documentos jurídicos no direito contratual civil; Pesquisar jurisprudência, a doutrina e outras fontes do Direito no direito de família, sucessões.
  • PROCESSO CIVIL: PETIÇÃO INICIAL, PROCEDIMENTO COMUM, JUIZADO ESPECIAL; Regras e requisitos para a elaboração de uma P.I, ter ciência dos prazos para cada ente, saber a competência, comum, juizados e etc.

  • DIREITO PENAL e PROCESSO PENAL: Noções gerais, crimes em espécie, Júri, prescrição, atos; Saber identificar a competência jurisdicional criminal, pesquisar a legislação, a jurisprudência, a doutrina e outras fontes do Direito na parte geral do direito penal, conseguir identificar os tipos de processo, procedimentos e recursos criminais e o correspondente andamento processual.
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Estágio Supervisionado atendeu às expectativas pessoais no que tange a integração das teorias aprendidas em sala com as práticas aplicadas no dia-a-dia da MV Advocacia e consultoria jurídica, fornecendo uma boa base para futuros projetos na minha área de atuação. Pude presenciar uma diversidade de conhecimentos e técnicas sendo aplicadas de forma a auxiliar no bom funcionamento do trabalho.  São dois advogados, que recebem visitas de outros diariamente. É um ambiente tranquilo, onde é fácil adquirir conhecimento com todos, tanto da relação profissional entre estagiário e advogado, quanto com a clientela, aprendendo diariamente com as pessoas que se fazem presente, contando suas histórias, suas lides. Enriquecendo minha vida profissional e pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (126.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com