TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do ensino de Artes Visuais na escola

Por:   •  15/8/2018  •  Monografia  •  6.548 Palavras (27 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

FACULDADE MOZARTEUM

LICENCIATURA PLENA EM ARTES VISUAIS

CARINA CESÁRIO ABDALA TAVARES

AS ARTES VISUAIS: IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

SÃO PAULO

2017

Carina Cesário Abdala Tavares

Artes Visuais: importância no processo de ensino- aprendizagem

Monografia apresentada à Faculdade Mozarteum de São Paulo, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura Plena em Artes Visuais

Orientador(a):

SÃO PAULO

2017


Carina Cesário Abdala Tavares

Artes Visuais: importância no processo de ensino aprendizagem

Monografia apresentada à Faculdade Mozarteum, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura Plena em Artes Visuais.

Aprovado em:

Banca Examinadora

Orientador(a) Prof(a) Ms ____________________________________________

Assinatura________________________________________________________

Prof(a)  ___________________________________________________________

Assinatura_________________________________________________________

Prof(a) Ms _________________________________________________________

Assinatura_________________________________________________________


RESUMO

O presente trabalho pretende retratar a importância da arte na educação, buscando compreender e também verificar a importância que as Artes Visuais possam exercer na vida dos educandos e as contribuições desta para o processo de ensino – aprendizagem: ampliação da capacidade de se expressar e de perceber de mundo, sendo esta uma importante linguagem das crianças, principalmente na primeira infância. Com o intuito de dimensionar essas contribuições e colher informações a respeito, foi feito um levantamento teórico, onde pretende-se obter um maior conhecimento a respeito das Artes Visuais e sua importância na educação, além de explanar sobre os trabalhos publicados, revisando a bibliografia existente, explorando as ideias apresentadas, a fim de melhor compreender e entender o tema.

Palavras–chaves: Artes Visuais, Educação, Ensino.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6

DESENVOLVIMENTO8

  • AS ARTES VISUAIS E A ESCOLA: BREVE HISTÓRICO 8
  • ARTES VISUAIS E AS MÍDIAS 11
  • ARTES VISUAIS: IMPORTÂNCIA E LINGUAGENS..................... 14
  • ARTES VISUAIS- A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM A RELEITURA NA SALA DE AULA............................................................17
  • O TRABALHO COM AS RELEITURAS..........................................22
  • TARSILA DO AMARAL- VIDA E OBRA................................23
  • PAUL KLEE- VIDA E OBRA......................................29
  • VICENT VAN GOGH- VIDA E OBRA....................................34
  • CLAUDE MONET- VIDA E OBRA.........................................39

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................42

INTRODUÇÃO

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas. (PCN, 1997)

O ensino da Arte, obrigatório na educação básica através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394), decretada em 1996 e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, publicado em 1997, que traz propostas renovadoras para o ensino, ressaltam o quanto o ensino de Arte, e das Artes Visuais é importante na educação.

Desde que nasce, a criança já se manifesta e se comunica através das artes: seja através dos balbucios que emiti, seja pelos movimentos realizados e também pelos primeiros risco e rabiscos que se arrisca a fazer.

Podemos buscar nas bibliografias existentes que a arte, e principalmente as artes visuais, têm um papel muito importante, que é o de promover o desenvolvimento do afeto, o de promover que as crianças interajam com o outro no ambiente escolar, na sala de aula, e posteriormente transferindo essa interação para outros ambientes da sociedade na qual estamos inseridos.

Quando uma criança é estimulada desde seu nascimento, desde pequena, ao chegar à puberdade e posteriormente à idade adulta, tornar-se-ão com mais facilidade e propriedade, agentes de criação e também de transformação de cultura, de princípios essenciais para a dignidade humana.

Posto que possibilita o desenvolvimento de uma conscientização e também de valorização de si e do outro, como pessoa humana, que tem a capacidade de criar e também de recriar. Valorizando e vivenciando seu papel como sujeito de direitos.

Segundo Rosa Iavelberg o trabalho com a Arte permite que as  

competências, as habilidades e também os conhecimentos sejam trabalhados e ampliem as diversas áreas.

É com base nestes princípios tragos na fala de Iavelberg, que o presente trabalho busca levantar a importância das Artes Visuais na educação.  

DESENVOLVIMENTO:

AS ARTES VISUAIS E A ESCOLA: BREVE HISTÓRICO

          Arte se define como toda criação humana, com valores estéticos que resumem e sintetizam os sentimentos, a cultura, a história deste povo. Desde a época das cavernas o homem vem deixando sua marca, vem fazendo registros.

          A arte em sua existência vem se apresentando de diversas formas: música, artes plásticas, cinema, teatro, dança, escultura, etc.

          Essa criação da humanidade percorreu um longo caminho em nossa história, até chegar às unidades escolares. Passando por diversos métodos, superando diversos obstáculos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.1 Kb)   pdf (377.5 Kb)   docx (171.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com