TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA INFORMATIVA: Longa-metragem “Em Nome de Deus”

Por:   •  12/4/2020  •  Resenha  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE 2 DE JULHO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

DIREITO EDUCACIONAL

PEDRO FERREIRA

SANMILA MARTINS

FERNANDA OLIVEIRA

RAIANE PIRES

RAQUEL MEDRADO

BÁRBARA AMORIM

RESENHA INFORMATIVA: Longa-metragem “Em Nome de Deus”

Salvador

2017

PEDRO FERREIRA

SANMILA MARTINS

FERNANDA OLIVEIRA

RAIANE PIRES

RAQUEL MEDRADO

BÁRBARA AMORIM

RESENHA

Resenha informativa do longa-metragem “Em Nome de Deus”, dirigido por Clive Donner, apresentado à disciplina Direito Educacional, ministrada pelo professor Vanderley, como avaliação parcial.

Orientador: Vanderley

Salvador

2017


“Em Nome de Deus” é um longa-metragem britânico datado de 1988 e dirigido por Clive Donner. Trata-se de uma obra de época que reconta a história vivida por Abelardo e Eloísa no século XII, na cidade de Paris, França. período em os dogmas religiosos como a castidade e o celibato deveriam ser respeitados por todos os cristãos

O longa inicia-se do ponto de vista de Eloísa, que se encontra em um internato católico distante da cidade. A garota não parece pertencer ao lugar, pois questiona os dogmas da religião, deixando sua mestra desconfortável e provocando risos nas colegas. Seu tio Fulbert a chama de volta a Paris, cidade pela qual a jovem nutre grandes expectativas, a fim de encontrar um homem da nobreza que a aceite em matrimônio.

Eloísa não é uma garota comum, muito menos para a época em que vive. Seu modo de pensar é lógico, sempre pondo em dúvida o que para todos é um tabu, como por exemplo, se Deus possui órgãos genitais. Ela estuda matemática, astronomia e filosofia, assuntos tidos como masculinos para a época.

Abelardo, professor de filosofia em Paris, é também uma pessoa de vanguarda. Costuma estimular seus alunos a questionar os ensinamentos, opinando e confrontando conhecimentos. Vive com eles, come com eles, o que causa desconforto para os clérigos católicos.

Havia profunda ligação entre a Igreja e a educação, a ponto de a segunda fazer parte da primeira. Abelardo era um homem de fé e de ciência, num momento em que não havia separação entre as duas formas de saber. Dessarte, vivia um conflito, tanto interno quanto em suas relações, entre o que aprendia nos livros e o que tinha de aceitar em virtude de suas crenças.

A Igreja permitia que esse homem agisse de modo pouco ortodoxo, pois seus ensinamentos atraíam grandes investimentos, em virtude da alta qualidade de seu ensino. Contudo, observavam-no de perto, sempre desconfiando de que poderia cair em tentação terrena. Chegam a cogitar que o mesmo mantivesse práticas sexuais homoafetivas com seus alunos. Estes, por sua vez, provocavam o professor, chegando a contratar uma prostituta para instigá-lo, o que não resulta no esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com