TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA ACADÊMICA FILME QUASE DEUSES

Por:   •  9/11/2016  •  Resenha  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  4.083 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Acadêmica sobre o filme Quase Deuses

QUEIROZ, Amanda Lourdes[1]

CARDOSO, Leila[2]

O filme conta a história de Vivien Thomas, um rapaz negro, que perto do seu casamento, foi demitido de seu emprego, por conta da Grande Depressão e perdeu todo dinheiro que guardava para cursar Medicina, logo após o banco falir. Nesse cenário, ele procura emprego com o Médico Alfred Blalock como faxineiro. A princípio, sua função era limpar a sujeira dos cachorros, mas ele chamou tanta atenção do Médico com sua inteligência e dedicação que em pouco tempo o ajudava a fazer experimentos neles. Fizeram tão boa parceria, mesmo com alguns conflitos, que quando o Blalock é transferido para a Universidade Johns Hopkins, para ser cirurgião-chefe, leva Thomas junto, para ajudar em suas pesquisas de novas técnicas para a cirurgia do coração.

Ao chegar ao Johns Hopkins, ao chegarem conhecem a doutora Taussig, que lhes apresenta uma pesquisa jamais vista entre os médicos, a Síndrome do bebê azul. Eles observam a causa da síndrome, que é uma malformação congênita chamada de Tetralogia de Fallot, e é composta por quatro fatores: comunicação interventricular, obstrução da via de saída do ventrículo direito (estenose subpulmonar), aorta cavalgada (sobrepõe a comunicação interventricular) e hipertrofia do ventrículo direito, deixando respiração fatigante e todo seu corpo progressivamente ficando azul até chegar o dia da sua morte. Começam a fazer pesquisas bibliográficas, usando os laudos da doutora Taussig, pesquisas sobre o coração do Dr Blalock, anotações sobre as experiências que já tinham feito e livros. Quando o Dr Blalock chega e diz que já chega de teorias e que era hora de partir para a prática, começam a pesquisa experimental, no laboratório, usando cachorros, primeiro fazendo experimentos para que o cachorro adquirisse a doença e depois tentando curá-lo. Entre esse processo, enfrentam conflitos entre Thomas e o Dr Blalock, pois Thomas não aceita o salário que tem e o nível em que está na folha de pagamento, até que o Doutor consegue um aumento de salário e nível, e vai até a casa de Vivien o procurar e pedir para voltar a participar da pesquisa.

Após muitos experimentos, conseguem achar a cura. Mas poucos médicos se dispõem a ajudar na cirurgia do bebê azul, pois até então o coração era tido como intocável. No momento da cirurgia, todos já estavam prontos para começar, junto com outros médicos observando, quando o Dr Blalock manda chamar Vivien, mesmo ele não podendo participar da cirurgia por não ser médico, passaria segurança ao Doutor. A cirurgia foi um sucesso, ajudando a salvar muitas vidas. Porém, Vivien se sentiu injustiçado por apenas o Dr Blalock receber os méritos, principalmente depois de ver seu discurso após a cirurgia, se esquecendo das oportunidades que o Doutor lhe proporcionou como emprego em uma famosa universidade, aumento de salário e de nível, o chamando para a sala de cirurgia mesmo ele não sendo médico, sendo humilde e tratando Vivien no mesmo nível, ele resolveu sair da universidade e buscar outro emprego. Após um tempo Vivien se arrepende e pede para voltar ao hospital. O Dr Blalock pede desculpas por seus erros e no dia seguinte falece. O Dr. Vivien Thomas, nunca cursou o curso de medicina, mas ainda assim, com sua determinação ele mudou o rumo das pesquisas em torno no coração e chefiou e ensinou diversos médicos nos processos das cirurgias cardíacas merecendo assim o reconhecimento de Doutor Honoris Causa. Esse filme deixa uma lição muito grande, mostrando que mesmo em meio a discriminação racial da época e condição financeira de Vivien, ele conseguiu vencer, realizar um grande feito na medicina e hoje é reconhecido mundialmente. Mostrando que se naquela época, naquelas condições ele venceu, hoje com esforço e dedicação também é possível vencer na vida e ter um futuro promissor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com