TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE PENAL DO AGENTE INFILTRADO

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

5 RESPONSABILIDADE PENAL DO AGENTE INFILTRADO

Uma vez superados os tópicos anteriores, que serviram de alicerce para o desenvolvimento do tema principal do trabalho, discorre-se sobre a questão da responsabilidade penal do agente infiltrado. É nesta matéria que residem as maiores críticas contra a infiltração policial, existindo juristas que se posicionam contrários a sua aplicação no ordenamento jurídico nacional sob o argumento de não ser possível aceitar um agente público que pratique condutas ilícitas a fim de garantir o sucesso de uma investigação. É justamente para se questionar esse pensamento que se justifica o presente tópico. Estuda-se, a partir do princípio da proporcionalidade e dos requisitos trazidos pela Lei n. 12.850/13, em quais situações o agente policial, ainda que realizando um ilícito, estará protegido pelo ordenamento jurídico. Demonstra-se também os benefícios trazidos pela infiltração policial no combate ao crime e a impossibilidade de, em regra, realizá-la se afastando de toda e qualquer conduta delitiva. Assim, busca-se definir os limites de atuação do policial infiltrado, bem como os requisitos para a aplicação da excludente de culpabilidade face sua conduta ilícita.

5.1 DOS ILÍCITOS PRATICADOS PELO AGENTE INFILTRADO

A infiltração policial, por seu caráter invasivo e extremamente limitador de direitos, é repleta de opiniões divergentes dentro da doutrina pátria. Uma vez analisada sua adequação constitucional e os limites éticos e legais para sua aplicação, resta examinar a questão do agente infiltrado que comete um ilícito durante a infiltração. A questão da responsabilidade penal do agente infiltrado é extremante controversa. A problemática está na dificuldade de assegurar que este, em prol de combater o crime na forma de representante estatal, não irá se exceder e causar um mal social ainda mais grave do que aquele que busca coibir. Ainda que, sob uma perspectiva moral, a prática de condutas típicas por agentes públicos deva ser reprimida a todo custo, não se pode negar que pela própria natureza da infiltração policial, é comum que o agente infiltrado se encontre em situações que demandem atos contrários ao ordenamento jurídico, seja para garantir o sucesso da operação ou até mesmo sua própria segurança.

35

Nesse sentido:

Durante a sua atuação como infiltrado, o agente pode se defrontar com a necessidade de praticar condutas delitivas, com objetivo de ganhar a confiança dos demais integrantes da organização delitiva, ou até mesmo no cumprimento de “ordens” dos mesmos. Nesses casos, pode ser imperativo para o agente efetuar tais condutas a fim tanto de preservar sua integridade física quanto de garantir o sucesso da operação e investigação. (JOSÉ, 2010, p. 81)

Luiz Otávio De Oliveira Rocha, citado pelo autor Jorge Augusto de Souza Martins elenca algumas possíveis situações em que o agente infiltrado pode vir a cometer uma conduta ilícita, devendo ser analisado caso a caso sua imputação penal. : Por outro lado, durante o período de infiltração, o agente poderá vir a cometer ações ilícitas na qualidade de falso membro do grupo. Surgem daí algumas hipóteses: a) o agente pratica infrações relacionadas com o objeto da investigação, isto é, aquelas que caracterizam a quadrilha infiltrada (por ex., venda de entorpecente em uma quadrilha de traficantes); b) o agente pratica infração como condição para ser aceito no grupo organizado (por exemplo, um delito contra a integridade física ou o patrimônio de um traficante rival); c) o agente se excede na prática dessas infrações; e d) o agente pratica infrações em seu próprio proveito. (ROCHA apud MARTIS, 2008, p. 59)

É certo que o cometimento de fatos típicos não deve ser algo comum na atuação do agente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com