TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Interpessoais Estudo de Caso sobre o conto "Mineirinho"

Por:   •  3/5/2022  •  Resenha  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de Caso sobre o conto "Mineirinho"

Neste conto de Clarice Lispector, a escritora problematiza uma ocorrência policial verídica, em 1 de maio de 1962, os jornais cariocas noticiaram a morte do assaltante Mineirinho, que tinha escapado de um Manicômio Judiciário, a pena dele era de 104 anos de reclusão. Mineirinho foi encontrado morto em um local afastado com 13 tiros, não havia sangue, possivelmente ele não foi assassinado no local. Desse modo, observa-se a injustiça social, e desigualdade que o estado trata as pessoas.

Quando os policiais deram 13 tiros em Mineirinho, carregaram para outro local, entende-se que não foi apenas uma forma de autodefesa, desse modo eles não fizeram exatamente a mesma coisa que Mineirinho? Toda pessoa dentro da sociedade tem direito a vida e as leis.

No conto a narradora, em primeira pessoa tomava café enquanto lia o jornal, e deparando-se com a notícia da morte do bandido perguntou à empregada o que ela achava disso, mas ela preferiu não responder e não dizer o que sentia a respeito de tal ocorrido, a partir desse momento a narradora vai dizendo toda a possível trajetória que teria transformado Mineirinho em um “bandido” e como a sociedade era responsável por sua morte.

O olhar da narradora é de fora, já o de sua empregada não, ela sim está inserida no mesmo contexto em que o rapaz. O sentimento causado pela morte nas duas mulheres era diferente, para a narradora ela se sente socialmente responsável pela morte, mesmo que indiretamente e involuntariamente, já a empregada sente a morte do “bandido” como se ele fosse um ente querido ou até mesmo seu filho.

A narradora tenta mostrar o quanto somos culpados, todos que se encaixam no silencio, no “deixa tudo como está”, “Não é problema meu”. Se uma bala é necessária para matar uma pessoa, por que treze? A morte de um bandido com treze tiros não causa indignação por que qualquer coisa é só falar que era “bandido”.

Mas se “uma pessoa de bem”, rica em questão, é morta com treze tiros, isto causa indignação em todos. A teoria da “tolerância zero” só se aplica para pobres e marginalizados.

A diferença e injustiça social que assolam nossa sociedade é gigantesca.

A participação do indivíduo na sociedade está ligada à função que ele desempenha nela, os indivíduos dispõem de liberdade para agir e modificar a sua realidade, se esse indivíduo não usa essa liberdade para questionar o tipo de tratamento abusivo que o estado impõe encima de pessoas como “Mineirinho”, elas também são cumplices desse crime, mesmo que de forma indireta.

Qual a contribuição que o estudo das Relações Interpessoais pode trazer para o campo do Direito?

As Relações Interpessoais, como a ligação, conexão ou vínculo entre duas ou mais pessoas dentro de um determinado contexto é de extrema importância, dentro do campo do Direito é indispensável, tendo em vista que é uma profissão que exige muito contato e relações sociais. O estudo das relações interpessoais nos faz entender a relação entre o indivíduo e a sociedade, fazendo assim termos bom convívio com os demais indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com