TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica

Por:   •  15/4/2019  •  Resenha  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

Victor Lopes é formado em jornalismo pela Uel, atua em redação jornalística nos segmentos de agronegócio, esportes, economia e tecnologia - com foco em games e eSports - na Folha de Londrina há mais de oito anos, tendo conquitado prêmios de jornalismo ligados ao agronegócio. Também possui um canal no youtube e atuou como assessor de imprensa em diversas empresas. 

O autor desenvolve a reportagem apontando fatos e dissertando sobre eles e a opinão de especialistas no tema. Segundo o jornalista, a redução dos indicadores de desigualdade social no Brasil em comparação aos outros países emergentes do Brics é o principal resultado apontado pela pesquisa “Os Emergentes dos Emergentes'', da FGV, ela mostra que a parcela mais pobre da população brasileira teve, entre 2000 e 2007 um crescimento anual de renda domiciliar proporcionalmente maior a parcela de população mais rica. Segundo Victor, a pesquisa demonstra ainda que a maioria dos municípios do País com maiores participações nas classes A, B e C estão na região sul, a região com a menor desigualdade de renda observada.

Ele ralata ainda que, segundos os pesquisadores da FGV, a desigualdade está caindo muito mais no Brasil do que em outros emergentes, e esse fato não é apenas na região sul, e três fatores levam a isso: “a política de recuperação de valorização do salário mínimo, a geração de empregos e a atuação dos programas sociais (como o Bolsa Família)” (Cid Moreno, 2011). O repórter cita ainda, que demais fatores devem ser ressaltados: a ampliação do mercado de trabalho formal e a política assistencialista, principalmente em regiões carentes, ressaltando que mesmo esse modelo sendo críticado, é dever do Estado dar condições de subsitência à população.

O texto, organizado de forma prática, apresenta linguagem clara e direita, facilitando o entendimento. A forma apresentada abre a discussão sobre como as políticas governamentais podem auxiliar na redução da desigualdade e influênciar no sucesso econômico e na vida da população. Para embasar as informações, Victor utiliza colocações de pesquisadores e especialistas, atrelando-os com o resultado final das pesquisas.

Por tratar-se de um assunto de relevância, é muito importante que o assunto seja abordado e apresentado ao público, mas também não há nada que impeça o grande público de ler a reportagem, já que foi escrita em linguagem simples, portanto, acessível. Como a pesquisa é relativamente antiga, percebemos que muitos dos resultados nela apresentados já retroagiram, devido as diversas crises enfrentadas nos governos posteriores e a falta de implantação e manutenção dos benefícios que existiam na época. Fica, agora, a existência de dados que mostram a possibilidade de um desenvolvimento e implementação de políticas públicas que atuem para que a desigualdade tenha uma regressão, mesmo em países emergentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com