TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica - Um guia sobre impostos e decisões de gestão

Por:   •  26/10/2019  •  Resenha  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

RESENHA CRÍTICA ACERCA DO TEMA “UM GUIA SOBRE IMPOSTOS E DECISÕES DE GESTÃO”

CARLOS TRÉVIA NETO

MATRICULA: 201903473462

1 – DADOS BIBLIOGRÁFICOS

FRANK, Mary Margaret. Um guia sobre impostos e decisões de gestão. University of Virginia.

2 – RESUMO DO CASO

Em síntese, a obra estudada aborda questões importantes quanto a necessidade de se estudar cada vez mais acerca dos impostos, buscando o entendimento mais amplo das questões norteadoras que envolvem os mesmos, bem como a forma de gerenciamento na gestão no planejamento tributário. O texto destaca a necessidade de observar os impostos explícitos e implícitos, estes muitas vezes despercebidos. Além disso, aborda-se questões que devem ser analisadas, tais como: diferentes atores, diferentes riscos, atritos do mercado, questões políticas e sociais, visando, assim, dar maior ciência das consequências fiscais para todos os envolvidos nas transações a serem realizadas. Ademais, o texto aborda a importância do planejamento tributário na tomada de decisões na realização de negócios com menor custo, incluindo aqui impostos e taxas.

3 – RESENHA CRÍTICA

Para entendermos acerca do assunto tratado na presente obra, é preciso um conhecimento técnico e prévio do conteúdo abordado, uma vez que as conclusões emergem a partir de esclarecimentos e releitura do texto e suas aplicações e implicações.

Num contexto geral, a autora apresenta exemplos na tentativa de facilitar o entendimento da natureza dos impostos, bem como sua forma de gerência através do planejamento tributário.

O texto alerta-nos acerca da importância relacionada as questões tributárias, seja pelo impacto que os tributos geram no dia a dia de todos (pessoas naturais e jurídicas), seja pela importância na tomada de decisão de gestão. Contudo, acredito que o texto poderia se apresentar de maneira mais direta, abordando mais diretamente a necessidade de um bom planejamento tributário, permitindo, assim, ao leitor uma visão mais simplificada quanto a possibilidade de diminuição dos impostos, seja por meio de uma alíquota reduzida, seja pela alteração da base tributária, auxiliando, assim, nas tomadas de decisões.

Carlos Trévia Neto – Curso de Pós-Graduação em Direito e Planejamento Tributário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com