TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Rapido e Devagar

Por:   •  6/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

KAHNEMAN, Daniel. Rápido e Devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

Todos nós temos dúvidas a respeito daquilo que pensamos esse livro trás ao leitor uma profunda experiência a respeito de seus pensamentos. De onde vem o pensamento da mente humana, o quão funcional ele é para nós, quais as formas de se pensar ou quão profundo pode ser um pensamento, para tratar desse tema, Daniel Kahneman escreveu Rápido e Devagar: duas formas de pensar.

Daniel Kahneman, nascido em Israel em 1934, é professor emérito de psicologia da Universidade de Princeton e professor emérito de psicologia e relações públicas da Woodrowm Wilson School of Public and International Affairs de Princeton. Recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 2022 por sua obra pioneira com Amos Tversky sobre os processos de tomada decisão.

Rápido e devagar: duas formas de pensar/ Daniel Kahneman; tradução Cássio de Arantes Leites. – 1º edição. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
608 p.
Tradução de:
Thinking, Fast and Slow

No primeiro capítulo, Kahneman inicia seu pensamento tratando de “Dois Sistemas”, caracterizados como sistema 1 e sistema 2, sistemas que são encontrados na mente humana, e podem explicar reações do ser humano. O sistema 1 é conhecido como o sistema rápido, um sistema que não exige esforço, que é involuntário, automático, e na maioria das vezes impulsivo e intuitivo. Diferente do sistema 1, o sistema 2 é conhecido como devagar, pois exige esforço, concentração, foco, raciocínio, e tende a ser cauteloso. É normal que olhemos uma conta de 2+2 e logo respondemos 4, é uma característica de nosso sistema 1, mas se nos deparamos com uma conta um pouco mais complexa, precisamos do auxilio do sistema 2, para não se basear apenas na intuição do sistema 1.

Diante do capitulo dois, encontramos “Heurísticas e Vieses”, um capítulo que trata de determinação de valores precipitadas ou intuitivas, sabe quando olhamos algo que queremos muito em uma loja, mas o preço não é muito acessível, e logo descobrimos que aquilo está em promoção, o nosso sistema 1 faz parecer que a promoção vale a pena, e por mais que o valor continue relativamente alto, nosso interesse em comprar o produto aumenta. O capítulo também retrata de números que chamam a nossa atenção,e nos levam a previsões intuitivas.

“Confiança Excessiva” é assim que damos inicio ao capítulo 3, Kahneman fala a respeito da ilusão e da intuição. Ele usa um conceito de um filósofo, chamado Nassim Taleb, que fala a respeito de “falácia narrativa”, histórias distorcidas de nosso passado que acabam moldando nossa visão do mundo, e isso é algo muito natural, temos o costume de reviver o passado, e acabar presos dentro de um pensamento que nos limita. Kahneman trata também do otimismo, aonde retrata que o otimismo é normal, mas que existem pessoas que são mais otimistas que o restante de nós.

O que motivam nossas escolhas? O título do capítulo 4 é “Escolhas”, e nele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com