TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica white bear

Por:   •  1/9/2017  •  Resenha  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  1.706 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

Jose Raimundo Pereira da Silva Filho. Matrícula: 20179093412

RESENHA CRÍTICA DO EPISÓDIO WHITE BEAR (2 TEMPORADA) DA SÉRIE BLACK MIRROR

TERESINA - PI

2017

Crítica sobre o episódio Urso Branco da série Black Mirror.

        

        O episódio "White Bear" é o segundo da segunda temporada da série de ficção científica britânica Black Mirror. O episódio retrata uma mulher, Lenora, que ao acordar, não se lembra mais do que aconteceu, e se sente assustada. Ao sair da sala onde estava, percebe que todas as pessoas estão portando celulares, tirando fotos e filmando, e ela se sente intimidada, perseguida e começa a fugir. Depois, encontra dois jovens, um rapaz e uma moça, que a ajudam quando pessoas mascaradas aparecem tentando matá-la. Depois do rapaz ser aparentemente capturado e morto, as moças escapam e conseguem fugir. Sua nova amiga explica para ela que o mundo está daquela maneira depois de um flash na televisão, e que as pessoas estão numa espécie de feitiço. Explica também que devem ir numa torre de transmissão, chamada “White bear”, para desativar a transmissão que faz as pessoas agirem de maneira estranha. Ao chegar na torre, e lutar, sofrer, ela percebe que, na verdade, aquilo era tudo um espetáculo armado para lhe fazer sofrer. Urso branco era o ursinho de uma garota que o namorado dela matou, e ela foi cumplice, e aquela tortura psicológica, na qual todos os dias, sua memória era apagada, e ela passava por todo o sofrimento de novo, era sua pena.

        Black Mirror é uma série que, apesar de tentar representar algo do futuro, no fundo, é uma crítica à realidade: O episódio "White Bear nos faz questionar sobre nossas atitudes, sobre como tratamos aqueles que erraram, sobre os modelos penais, sobre a própria moral, o perdão. É fato que muitas pessoas, no nosso mundo, com suas ações, acabam concordando com a atitude daqueles que organizaram o parque urso branco, e outras sentem compaixão de Lenora, por que toda aquela tortura psicológica, por que não simplesmente dão um fim à vida dela, e pelo menos no espaço terreno, um fim ao sofrimento?

        Michael Foucault (1987), ao tratar do fim do suplício e nascimento da prisão, traz uma informação bem interessante, a pena, ao longo do tempo, vem mudando de patamar. No passado, em um período de tempo em que isso foi marcante era a idade média. Crimes contra a igreja, heresias, adultério, assassinatos e outros crimes, tinham uma pena certa: a morte. A morte, apesar de muitas vezes envolver um ritual, não era algo demorado, principalmente depois que começaram a utilizar guilhotinas. Nas fogueiras e cadafalsos, apesar da dor, logo depois, com a morte, a dor terrena tinha um fim. Com a mudança, que, vale ressalva, de que sempre é lenta e gradual, as penas começaram a ter outro alvo, além do corpo, a mente do indivíduo. A tortura psicológica, a solidão, geram o arrependimento, o sentimento de remorso, incerteza, e uma dor profunda.

        A transformação da pena, talvez tenha um auge, e esse auge é representado pelo episódio, naquele centro de punições. O fato das pessoas não sentirem compaixão, adorarem aquela cultura do espetáculo, considerar uma pena simplesmente pelo lado punitivo, e não restitutivo, é assustador.

        Robert Alexy nos traz o pensamento que critica a questão da injustiça legal: nem sempre o que está na lei realmente é moral (ALEXY, 2009), por isso, a lei pode sim tutelar atos imorais. Mas, nessa questão, cabe mais a reflexão do que é a moral para aquelas pessoas, e para nós, e como ela deve relacionar-se com o Direito. É fato que, analisando os fatos, a pessoa que errou, deve sim ser punida, e uma punição justa, mas, em uma “cultura do espetáculo”, que, para quem assiste aparentemente gera mais horror do que sensação de justiça, será que os papeis estão corretos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (166.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com