TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Adicionais Legais

Por:   •  17/6/2019  •  Resenha  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

Direito do Trabalho II

Resenha de Adicionais Legais

Prof. Carolina

Aluna: Isabella Alves Moreira

Turma 1; São Gabriel; Manhã;

Um dos deveres dos empregadores é o cumprimento das normas de segurança e medicina do trabalho, com o objetivo de resguardar a vida, a saúde e a integridade de seus empregados. Entretanto, existem algumas profissões que possuem mais perigo ao se realiza-la. E um dos modos de compensação a isso, foram criados alguns adicionais de remuneração. Esse adicionais são acréscimos salariais decorrentes dessas exposições as funções que podem causar danos.

As atividades insalubres são aquelas nas quais há a exposição do empregado com agentes que causam algum dano à saúde. Tais como agentes físicos e químicos.  De acordo com a legislação, cabe adicional de 40%, 20% ou 10% por essas atividades, porém, não há um consenso por parte da Doutrina a respeito da base de cálculo. Após muitas discussões, decidiu-se que a base de cálculo desse adicional não precisa da definição constitucional, por isso, seria com base no salário base.

Na remuneração total é possível sim a cumulatividade dos adicionais legais. Entretanto, nos casos de insalubridade e periculosidade o empregado deve escolher receber somente um dos adicionais. Porém, a Constituição colocou tais adicionais como direitos constitucionais, e por isso, deveria acontecer de os dois adicionais serem recebidos.

O pagamento dos adicionais possui uma dupla função, pois além de indenizar o trabalhador, é também uma forma de estímulo para o empregador diminuir, ou até mesmo extinguir os ambientes insalubres e perigosos. Essa é uma forma inteligente de mostrar os risos às saúde e conscientizar empresas/empregadores. E isso faz-se muito necessário na atualidade. E uma questão importante de ser ressaltada é que somente com a neutralização que é possível a não obrigatoriedade do pagamento de adicionais de remuneração. Isso é uma forma do empregador perceber que com melhorias no ambiente de trabalho, pode haver uma diminuição de custos.

A monetização é o aumento da remuneração do trabalhador que está exposto a agentes agressivos que podem causar acidentes ou desenvolvimento de doenças ocupacionais. Há críticas para essa política. Mas há o lado de que certas atividade precisam que essa remuneração ocorra, visto a inviabilidade de se extinguir os riscos.

Outras soluções são diariamente testadas, tal qual a diminuição da carga horária. Só que tais medidas devem ser acompanhadas de uma estruturação maior dos órgãos de fiscalização das relações trabalhistas.

Como é possível observar, é preciso que o debate acerca dos adicionais se intensifiquem. Além disso, faz-se necessário que haja uma melhor regulamentação, para que diminuam as divergências que acontecem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com