TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme questao de honra

Por:   •  1/5/2016  •  Resenha  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

RESENHA DO FILME QUESTÃO DE HONRA

TRABALHO DESENVOLVIDO PARA AVALIAÇÃO PARCIAL,

DA MATÉRIA DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURIDICA,

NO CURSO DE DIREITO- 1º SEMESTRE “A”- NOTURNO.

PROFESSOR: DIEGO PABLO

ALUNA: LACE HANNAH BARBOSA OLIVERIO

LAURO DE FREITAS-BA

2016

Analise do filme questão de honra

O filme relata a historia de dois militares que são levados a julgamento acusados por matar outro militar que ameaça levar a conhecimento das autoridades uma conduta equivocada que um dos oficiais teria tido, porém, os seus superiores ao tomar conhecimento da situação, reúnem seu comando e decretam que não seja aplicado o “comando vermelho” termo utilizado para um tipo de punição interna para aqueles que cometem algum ou quebra alguma regra da corporação, ao final dessa reunião, ele vai ao encontro desses dois militares os quais determinam em sigilo que seja aplicado essa punição, porém por um descuido ou por uma fatalidade o jovem acaba não resistindo ao que a principio seria apenas uma punição, pelo fato de que a vitima já vinham sofrendo com problemas na sua saúde. A vítima já havia solicitado transferência daquela base, porém não obteve êxito nas suas solicitações até que aconteceu a tragédia.

Diante dos fatos, a tenente comandante Galloway se dispõe a defender os réus, porém o caso não era tão simples e era demonstrado pelo exercito que eles queria que o caso fosse encerrado logo, então eles decidem convocar o advogado e tenente Kafee o qual é indicado para defender os acusados pelo fato de ser conhecido por conseguir fechar acordos rápidos, no inicio ele tentou fazer um acordo com os acusados para que eles assumissem e confessassem a culpa pelo crime, e em troca eles receberiam a pena mínima, mas os acusados se recusam a aceitar a proposta alegando que eles eram inocentes e apenas estavam cumprindo as ordens dos seus superiores  e que pra eles eram uma questão e honra provar a sua inocência.

O advogado de defesa acreditava que a vitima realmente tinha sido morto por causa da aplicação do código vermelho, e que essa ordem partiu de um dos seus superiores, sendo assim, se ele conseguisse provar que os réus apenas cumpriram ordens, a responsabilidade seria do coronel ou do comandante da base, afinal os fuzileiros não teriam outra opção senão cumprir aquilo que lhe foi ordenado.

Com os argumentos apresentados, o advogado de defesa acaba se convencendo de que a única maneira de conseguir a absolvição os réus é conseguindo fazer com que o coronel confesse que foi ordenado à aplicação do código vermelho, diante desse pensamento ele pede a convocação do coronel para ser ouvido durante o julgamento, feito isso o tenente Kafee começa a provocar o coronel no intuito que ele de que ele confesse ter ordenado a aplicação da punição, ou seja, do código vermelho, após o interrogatório e um debate quente, o coronel acaba confessando que a ordem partiu dele, assumindo assim a culpa e a responsabilidade pelo fato em questão.

O que pode ser percebido nessa história é a injustiça dos militares com os seus subordinados, os quais são obrigados a se submeter às ordens deles mesmo que isso que lhe cause conseqüências graves, bem como as punições que são aplicadas por eles quando os não correspondem as expectativas dos seus colegas ou superiores, o filme também nos mostra as práticas ilegais adotadas pelos militares, punições de formas agressivas e sem nenhum pudor, trazendo danos que podem colocar em risco a vida daqueles que sofrem esse castigos.

“A Lei não ganhará este caso, e sim os advogados”. Essa foi uma das frases do filme que me chamou atenção e não poderia passar despercebida. A lei serve para proteger o cidadão, mas será que ela é a mesma para todos, realmente? E em se tratando de um ambiente militar, onde muitas vezes o mais fraco é sacrificado em prol de um bem maior, o que pode o indivíduo, sem ajuda?

É preciso muita coragem para enfrentar esse tipo de situação, como dizemos nos dias atuais, são poucos que se dispõe a enfrentar os peixes grandes por medo do que podem sofrer após isso, é preciso ter muita coragem pra se levantar e mostrar o erro diante de uma sociedade onde todos estão acostumados a fazer o errado com o intuito de se beneficiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (167.4 Kb)   docx (70.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com