TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto: A ERA DA INFORMATIZAÇÃO E A ÉPOCA DA INFORMATIZAÇÃO

Por:   •  19/8/2015  •  Resenha  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do texto:

A ERA DA INFORMATIZAÇÃO E A ÉPOCA DA INFORMATIZAÇÃO

Riqueza e miséria do trabalho no Brasil

 Ricardo Antunes

Tendência manifestas nas formas diferenciadas da reestruturação produtiva do capital no Brasil como o modo como esse redesenho produtivo vem afetando o mundo do trabalho.

Trata-se de pesquisas orientada por uma dada forma de conceder a sociologia do trabalho, assim fazendo contribuir para uma melhor intelecção da particularidade do capitalismo recente no Brasil e da configuração do trabalho, em riqueza e a miséria estão presentes de modo relacional dando forma e conteúdo a nossa formação social.

Foram profundas transformações no Brasil na década de 1990, entre tantas outras conseqüências da reestruturação produtiva e do redesenho da divisão internacional do trabalho e do capital, as indústrias de calçados, automobilística e têxtil, entre tantas analisadas exemplificam amplamente essas tendências.

As industriais têxteis sob alegação da concorrência internacional deflagravam um movimento de mudança geográfica buscando níveis mais rebaixados de remuneração da forca de trabalho e incentivos ficais ofertados pelo estado.

No setor calçadista varias fabricas transferiram-se para estados do nordeste, como Ceará e Bahia.

A industria automobilística brasileira foi submetida a mudanças no regime de proteção alfandegária, com a redução das tarifas de importação de veículos,

O objetivo central e buscas elementos que auxiliem na compreensão do capitalismo brasileiro recente e de algumas das principais mutações que vem ocorrendo no universo do trabalho urbano.

Vamos indicar então alguns traços particulares e singulares da nossa reestruturação produtiva do capital desencadeada ao longo da década de 90

Nos anos 90 que a reestruturação produtiva do capital desenvolveu-se intensamente em nosso pais por meio da implantação processos de reestruturação produtiva do capital no Brasil, no estagio atual do capitalismo brasileiro, enormes enxugamentos da forca de trabalho combinam-se com mutações sociotécnicas no processo produtivo e na organização do controle social do trabalho.

Mutações, portanto estão inseridas na lógica da racionalidade instrumental do mundo empresarial, estão intimamente relacionadas ao processo de reestruturação produtiva do capital, no qual as grandes empresas, por meio da flexibilidade dos regimes de trabalho, da subcontratação e da terceirização, procuram aumentar sua competitividade fraturando e fragmentando ainda mais a classe que vive do trabalho.

Compreender essas formas diferenciadas da informalidade do trabalho, o que e novo (e o que e velho) nas distintas modalidades assumidas pela informalidade hoje, foi, também, preocupação central neste texto, que ficara como um denso inventário de pesquisa sobre o trabalho no Brasil, suas riquezas e suas misérias.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com