TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre o documentário - A Ilha das flores

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 2

O documentário mostra o trajeto de um tomate, desde a sua plantação até o consumo por crianças e mulheres moradoras da Ilha das Flores, local este, utilizado como deposito de grande parte lixo produzido em Porto Alegre.

O trajeto do tomate do inicio ao fim apresenta inúmeros pontos críticos: desde a desigualdade social a problemas ambientais.

O tomate, plantado pelo senhor Suzuki, é trocado por dinheiro junto ao supermercado. No supermercado, o tomate é comprado por dona Anete, vendedora de perfumes extraídos das flores. Ao chegar a sua residência, dona Anete percebe que o tomate está impróprio para o preparo de um molho para por no porco, este também comprado no supermercado. Após a constatação, dona Anete acaba descartando o tomate, jogando- o no lixo e então é transportado até a Ilha das Flores. Quando chega a ilha, o lixo é depositado em um terreno, o qual os proprietários são criadores de porcos. Assim que o lixo é descarregado, os empregados realizam a separação de parte do mesmo para que os porcos consumam. Ao lado de fora do terreno, em extensa fila, aguardam crianças e mulheres moradoras da ilha, a sobra do lixo, que utilizam para alimentação. Devido ao grande número de pessoas dependentes dessa sobra de lixo, são organizados grupos para que no período de cinco minutos consigam pegar o que puderem do lixo e, quando esgotado o tempo, o próximo grupo entra.

A cada local em que o tomate chega é notório o reflexo do capitalismo. Ao chegar à residência de dona Anete, acaba virando lixo, pois estava impróprio para consumo. Na chegada do lixão, as pessoas disputam alimentos que sequer serviam de alimento aos porcos. O fato de não possuírem dinheiro, coloca os seres humanos que vivem na Ilha das Flores depois dos porcos na escala de prioridade de escolha dos alimentos. Além da desigualdade social apresentada, são perceptíveis as condições do ambiente em que os seres humanos que vivem na Ilha sobrevivem, em meio a grandes montanhas de lixo.

O lixo é enviado para a Ilha das Flores, local afastado da cidade para que não seja necessário conviver com o mau cheiro, além das doenças e os resíduos.

O terreno apresentado no curta, além de ser o local onde são criados porcos, é um depósito de lixo a céu aberto, desprovido de estrutura ideal para tratamento correto do lixo, ocasionando diversas conseqüências a poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas (lençóis freáticos presentes no subsolo que podem contaminar demais áreas quando espalhado), além da poluição atmosférica. Outro agravante é a proliferação de doenças.

O problema ambiental poderia ser reduzido e principalmente evitado se, inicialmente, as pessoas realizassem a devida seleção do lixo antes do descarte de maneira correta.

A implantação de aterros sanitários, apesar de ser uma das grandes alternativas para o descarte correto do lixo, é bastante caro. É necessário que a população seja conscientizada a produzir uma quantidade menor de lixo, contribuindo com a reciclagem e ainda com a coleta seletiva - sistema esse ainda pouco utilizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com