TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Civil do Estado/Licitação e Contratos Administrativos

Por:   •  17/6/2016  •  Seminário  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Disciplina/ Curso:

Responsabilidade Civil do Estado/Licitação e contratos administrativos

Aluno:

Código:                                                     Pólo:

Tutor:

ATIVIDADE AVALIATIVA

  1. Essa atividade vale de 0 a 10,0 pontos e tem peso 7,0 (sete) na média final.
  2. O envio da atividade é obrigatório para fechamento de módulos em aberto.
  3. Realize a atividade conforme as instruções do docente/tutor, salve sua resposta no formato pdf e encaminhe pelo ícone “Envio de Atividades”.
  4. As respostas devem ser dissertativas e fundamentadas, devendo conter no mínimo 20 linhas.
  1. Nos dias 22 e 23 de março de 2015, ocorreu a nível nacional um pico de energia ou “apagão”, que gerou a paralisação da linha de produção da empresa aviária denominada “A”, gerando a parada no abatimento de frangos e um prejuízo financeiro da ordem de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), além dos lucros cessantes por ter deixado de lucrar no referido período. De acordo com o relatado no Boletim de Ocorrência, foi constatado que no horário do blecaute houve a mortalidade de 7.335 (sete mil e trezentas e trinta e cinco) aves que se encontravam na plataforma da empresa, aguardando para serem abatidas, sendo que deste total 1.485 (mil e quatrocentas e oitenta e cinco) aves já estavam na linha de abate. Ainda conforme o Boletim de Ocorrência, o blecaute trouxe transtorno para o sistema de congelamento e armazenamento de frango já abatido e a Vigilância Sanitária, por esse motivo, embargou aproximadamente 8.000 (oito mil) quilos de frangos, inutilizando-os para o consumo humano. O laudo pericial concluiu que a paralisação no sistema de produção da empresa “A” foi ocasionado pelo blecaute, e que os prejuízos consistiram na perda de aproximadamente 10.718 (dez mil e setecentas e dezoito) aves e de 27.088 (vinte e sete mil e oitenta e oito) de carcaças e vísceras. Em virtude disso, “A” ajuizou uma ação em face da empresa concessionária de energia elétrica, a fim de ser integralmente indenizada dos danos que veio a suportar. A concessionária, por sua vez, alegou, em sede de contestação, que o distúrbio generalizado do sistema elétrico nacional, nos referidos dias, adveio de problemas no equipamento de proteção da Usina “X” e de rompimento de um cabo condutor de energia elétrica da linha de transmissão 440 Kv que liga as cidades de “Y” e “Z”, o que comprovou documentalmente, de forma que sua responsabilidade estaria afastada.

Com base nos dados mencionados no texto acima, coloque-se na condição de Juiz da causa e profira a decisão judicial que entender adequada, justificando-a.

No que tange a responsabilidade por parte das concessionárias, será de índole objetiva, de forma que cabe trazermos a letra posta no art. 37, § 6°, da Constituição Federal: “As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa”. O caso que se coloca é o de uma concessionária de energia elétrica, que tem sempre o dever de zelar pela correta manutenção dos equipamentos da fiação condutora de eletricidade, e, uma vez que não o cumpra de forma satisfatória, responderá pelos danos que daí resultarem. Desta forma, não cabe afastar a responsabilidade da concessionária por conta dos problemas no equipamento da Usina “X”, pois mesmo que eles tenham desencadeado o distúrbio generalizado, o fato de terceiro não ilide a obrigação que tem a concessionaria de zelar por um funcionamento eficaz da rede elétrica.

No caso em tela, visto que foi demonstrado pelo autor o nexo de causalidade entre que o dano ocorrido em sua linha de produção de aviários e a atividade da concessionária de energia elétrica, emerge o dever de ressarcimento integral dos danos materiais, tanto por conta do prejuízo financeiro já ocorrido, quanto pelo relativo aos lucros cessantes.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com