TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo O Processo

Por:   •  3/11/2016  •  Resenha  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo do Livro “O Processo” de Franz Kafka

 Fonte: http://lerebooks.wordpress.com

        A história começa com a invasão do quarto do senhor Josef K. por alguns homens que alegam que o mesmo esta preso. K. então pede explicações e que estes homens se identifiquem  pois não usam fardas ou qualquer outro meio que os faça identificáveis por ele. Os homens no entanto, não lhe dão muitas respostas e tampouco se identificam, dizem apenas que são funcionários e que estão cumprindo ordens. E dizem ainda que há um processo correndo contra o senhor K. Sem mais esclarecimentos, é levado ao encontro do inspetor, que também não lhe diz muitas coisas. E depois de conversarem diz que K. pode ir trabalhar, mas que o mesmo encontra-se preso.

        K. e três colegas de trabalho que estavam na casa dele, que devida a toda confusão, ele não os reconheceu.  Alugam um carro e vão para o banco. K. não entende muito bem o que estava acontecendo. Quando voltou para a pensão, foi falar com a senhora Grubach e pedir desculpas sobre o que havia acontecido pela manhã. Aproveitou para falar sobre uma moça que morava na pensão. Comentou sobre o horário que ela chegava em casa. A dona Grubach não o entendeu e a conversa teve um desacordo. Desse modo, K. resolveu esperar pela chegada da moça, para conversar com ela. Entretanto quando ela chegou, já era tarde, então foram conversar no quarto dela. O sobrinho da dona da pensão dormia ao lado, e acordou com o barulho dos dois conversando. A moça pediu que ele fosse para seu quarto, e ao sair a beijou e se foi.

        Josef K. recebeu a informação de que no domingo deveria ir à um casa para o seu primeiro interrogatório. Mas não disseram a hora e tampouco a localização exata do lugar. Ao chegar no endereço indicado, não sabia qual era o quarto correto , então inventou um nome de um carpinteiro e foi pedindo informações, achando que assim acharia mais facilmente. Mas enganou-se.

        K. foi levado por um homem até a sala de interrogatório. Quando lá chegou, a sala estava cheia de pessoas que se dividiam à direita e à esquerda. Estas pessoas permaneceram na mesma sala durante o tempo em que ele conversava com o juiz de instrução. K. expos suas justificativas e denunciou a forma com que havia sido tratado dias antes pelos funcionários da justiça. Josef K. falou o tempo todos, e o juiz pouco acrescentou ou esclareceu a ele sobre seu processo. Assim sendo, K. deixou-os lá e foi embora.

        Ele ficou esperando que fosse novamente intimado, mas não foi.  E assim, resolveu voltar no sítio no domingo. Mas ao chegar, deparou-se com a mulher que o observava quando esteve sendo interrogado pela primeira vez. Ela disse a ele que não haveria interrogatório naquele dia. Ficaram conversando por algum tempo, até que a mesma lhe ofereceu ajuda. Um estudante de direito apareceu e a levou para ver o juiz de instrução. Então k. saiu da sala, e encontrou um homem. K. percebeu que ele era oficial. Conversaram um pouco, e o homem convidou-o para ir até a outra sala, pois segundo ele, havia coisas que seriam do interesse de Josef. Chegando lá, K. observou que havia várias pessoas.

        Então acompanhando o agente de diligencias, foi andando salas adentro. Passado um tempo, K. disse que queria voltar, mas o agente disse a ele que não poderia ir com ele, e que era só seguir. Mas K. pensou não quis voltar sozinho, e falou em alto tom que ele o acompanhasse. Nisso, apareceu uma mulher e um  homem. Eles observaram que K. estava passando mal, então o levaram para fora.

        K. voltou para casa. Passaram-se dias. Ele queria falar com a menina Burstner, mas foi em vão. Certo dia, ouvindo alguns barulhos na pensão, foi falar com a senhora  Grubach, e ele lhe disse que a menina  Montag estava mudando-se para o quarto da menina Burstner.

        Passando em frente a uma sala, K. ouviu conversas, e ao  adentrá-la viu os dois guardas e o verdugo. Eles disseram que seriam castigados fisicamente porque K. os denunciou. Ele sem vão tentou evitar o castigo, oferecendo dinheiro ao verdugo.

        Dias depois, K estava no banco, e seu tio foi visitá-lo, e queria saber sobre o processo. K. disse que era melhor irem conversar em outro lugar. Foram andando pela rua. Pegaram um carro e se dirigiram à um lugar próximo da repartição da justiça. O tio de Josef foi procurar um advogado para falar do caso. Ao chegar à casa, uma moça atendeu-os, e levou-os ao quarto do advogado. Começaram a conversar. No quarto estava também o chefe da repartição.  Ouviu-se um barulho, e K. foi ver o que aconteceu. Ao chegar na sala, a moça estava a esperar por ele. Ficaram conversando. K. beijou-a, e ela saiu. O tio de k. apareceu, e brigou com ele pela demora em retornar ao quarto, para conversarem sobre seu processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com