TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo processo penal I

Por:   •  21/6/2015  •  Resenha  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 7

mandaproprofessor@passiani.com

02/03/15

Prof. Passiani.

Processo Penal I.  

09/03/15

PROCESSO PENAL.

Conceito.

O processo é um conjunto de procedimentos contido nos autos qual respeita princípios e que forma a ação penal.

A forma que se requer num processo possui previsão legal e não pode sofrer alteração de ato sob pena de nulidade ou anulação.

Princípios.

Não há hierarquia sobre princípios, o Juiz faz uma ação chamada SOPESAR os princípios e os aplica a que mais agrada no momento. (principio da proporcionalidade.

Da indisponibilidade.

Tal principio ventila circunstancia qual a ação penal não pode ser dispensada quando verificado o conjunto probatório da materialidade do delito e da autoria delitiva. O conjunto probatório é elemento para formação da ação

A LEI 9099/95 ANUNCIA QUE PARA CIRCUNSTANCIAS DOS CRIMES DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO, O MINISTÉRIO PUBLICO PODERÁ DISPOR DA AÇÃO PENAL DENTRO DA POSSIBILIDADE FA TRANSAÇÃO E CUMPRIENTO DO ACORDO.

O CMPO é aquele cuja pena cominada é igual ou inferior a dois anos.

Da Oficialidade.

Significa dizer que o estado tem o dever de agir quando invocado. Deve o estado ser provocado e uma vez feito isto, deve prosseguir no feito processual. A provocação pode ser oficial (requisições judiciais, MP, delegado, ministro e qualquer do povo que tiver conhecimento de infração penal). A iniciativa privada se manifesta por noticia crime, queixa crime e representação.

Da publicidade, ampla, restrita.

Todo ato judicial é publico. Logo, o processo é publico. A publicidade se da na forma ampla, onde qualquer do povo tem acesso e na forma restrita, cujo interesse se reserva as partes.

O sigilo não fere o principio da publicidade, pela aplicação da proporcionalidade, onde se verifica o principio da inviolabilidade.

Do Contraditório.

Tal instituto retrata a efetividade da ampla defesa. Não obstante o contraditório é direito subjetivo outorgado pelo amplo exercício da defesa. O contraditório existe para equilibrar a relação a vida na lide. O processo se forma quando do inicio que se dá pela jurisdição. A jurisdição se dá pelo conhecimento do Juízo. Nessa vertente o inquérito policial, qual antecede a jurisdição, por ser inquisitório (colheita de provas) não se aplica o contraditório.

Da Indivisibilidade.

Este principio reconhece que persistindo na persecução (perseguição, investigação) criminal, onde se verificam mais envolvidos, se amealhado o conjunto probatório contra todos, pela indivisibilidade, a ação penal deve denunciar todos os envolvidos. Na ausência de provas contra um dos envolvidos a ação persiste contra os demais e isso não fere a indivisibilidade. Vale dizer que tal principio existe e é aplicado no todo quando a ação for penal de natureza privada.  Ex: Três sujeitos praticam o crime de injuria contra o ofendido. Um deles é perdoado pelo ofendido. Referido perdão se estende aos demais

Do processo Legal.

Tal instituto ressume a matéria processual ao campo da jurisdição, posto que o juspudiendi (direito de punir) compete exclusivamente ao Estado, sendo defeso a auto tutela. Como exceção ao pro cesso legal, a auto tutela se manifesta nas seguintes hipóteses:

a) Estrito comprimento do dever legal.

b) Exercício regular de direito.

c) Legitima defesa.

d) estado de necessidade.

JUSPUNIENDI.

Fontes

Materiais

A fonte material advém da união, ou seja, somente a União pode legislar sobre processo penal. Não se admite que medida provisória venha legislas sobre matéria de processo penal.

Formais

A fonte formal do processo penal é a Lei, e desta deriva a interpretação. Assim, fontes interpretativas são aquelas quais servem para produzir conhecimento, tais como: as doutrinas, as jurisprudencias e as analogias.

Interpretativas.

NORMA PROCESSUAL NO TEMPO.

PRAZO PENAL # PRAZO PROC. PENAL.

Na Lei Penal o computo dos prazos se dá da seguinte forma: inclui o começo e exclui o final. Já no processo Penal exclui o começo e inclui o final. Por analogia ao CPC o prazo processual será contado a partir do primeiro dia útil subsequente a intimação.

TEMPUS REGIT ACTUN (O TEMPO REGE O ATO).

PRINCIPIO DA IRRETROATIVIDADE DA LEI PENAL MALÉFICA E DA RETORATIVIDADE DA LEI PENAL.

o principio da lei penal material qual anuncia que a lei não   retroage salvo para o beneficio do réu, não é aplicado no processo penal. A lei processual é aplicado de imediato, convalidando os atos anteriores, sem altera-los, a lei processual será aplicada de imediato independente do beneficio ou do prejuízo trazido.

AÇÃO PENAL.

Espécies

Legitimidade

Prazo

Esta classificada no artigo 100 do CP. A regra é que toda ação penal é publica. No entanto quando a lei dispuser da necessidade de representação, esse será exigido para legitimar o MP. Existe também a ação penal privada qual figura legitimo para promovê-la a pessoa do ofendido representado por advogado. A ação penal incondicionada traz como legitimo o MP nos termos do art.24 CPP.

A ação penal condicionada a representação só trará legitimidade ao MP se a representação existir. O prazo para representar é de seis meses a contar do reconhecimento da autoria art.38 CPP.

O prazo para promove r a ação penal é de cinco dias para réu prazo ou 15 dias se o réu solto. (Art.46)

Se MP perder o prazo caberá ação penal privada subsidiária da publica, nos termos do art. 100 par. 3º CP. A legitimidade se dá a partir art. 30 CPP, do ofendido. Verificado o prazo no art. 38 CPP.

16/03/15

Toda decisão emanada do judiciário ou até mesmo do administrativo deve ser motivada, fundamentada, nos termos do art.93º inciso IX da CF.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (149.5 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com