TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo critico sobre o massacre do Charlie Hebdo

Por:   •  22/4/2015  •  Resenha  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 2

O que é ser Charlie? Vidas e liberdade em tempos de cólera...

Jayme Weinhartrer Neto relatou sobre o atentado ocorrido em 7 de janeiro de 2015, em Paris,  responsável por matar 12 pessoas e deixar 11 feridos na redação do jornal satírico Chalie Hebdo. E lamentou pelo assassinato dos jornalistas da Charlie Hebdo, mostrando repudio ao terrorismo e a violência. Portanto não deixou explicito do porque o fato aconteceu, assim deixando subentendido que o ocorrido tenha acontecido ou pela intolerância religiosa ou pela falta de limite da liberdade de expressão. Fazendo-nos indagar que a liberdade de expressão termina onde começa o direito à integridade?

Pois o direito ao livre pensamento e o direito à liberdade de expressão são assegurados pela constituição e também pelos tratados internacionais que o pais firmou, da mesma maneira que a integridade é um direito individual garantido pelo pais.

O exercício das liberdades pressupõe responsabilidade. E os jornalistas da Charlie Hebdo sabiam do perigo que corriam ao ferir a integridade cultural religiosa pelas sátiras feitas, o intuito deles talvez não fosse de despertar raiva e ódio, mas se tratava de uma sátira. Mas infelizmente não foi o que aconteceu, e acabou gerando esse infortúnio.

A problemática ocorrida não é ter opinião, muito menos declará-la. Mas sim da forma de como você declara ela. De forma respeitosa ou provocativa? Procurando uma convivência pacífica, ou pregando ainda mais desrespeito a aquelas pessoas vistas como diferentes?

Não estou me manifestado de maneira alguma a favor de qualquer censura à propagação de ideias, pois existem várias formas de ver e entender o mundo, vários modos de expressar opinião, sejam elas quais forem. Mas da mesma forma não posso incentivar apologias que propagam o ódio e a violência contra uma pessoa ou grupo que pensam e agem diferente. O princípio da liberdade de expressão não pode ser violado, assim como não pode haver ofensa a outro princípio fundamental da democracia, que é a garantia de ser diferente. Só quero afirmar que é necessário que tenha um equilíbrio entre a liberdade de expressão e os demais direitos, para que assim possam coexistir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com