TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro ''Os exploradores de cavernas''

Por:   •  2/5/2016  •  Resenha  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 3

O livro inicia contando a história de quatro membros da Sociedade Espeleológica que estão sendo acusados por um crime. Todo o contexto do crime acontece no ano de 4299, quando os indiciados e Roger Whetmore, também membro da Sociedade, decidem explorar uma caverna de rocha calcária, na qual, ocorre um desmoronamento, deixando-os presos. Nessa situação, familiares acionaram o secretário da Sociedade e uma equipe de socorro foi enviada ao local. Os aventureiros comunicavam-se com o mundo externo através de um rádio transistorizado. Após vários dias, perguntaram por meio do rádio se eles poderiam sobreviver por mais dez dias se se alimentassem da carne de um deles e a resposta foi afirmativa. Depois disso, demorou para receber novidades dos rapazes que, quando finalmente libertados, evidenciou-se que Whetmore propôs a forma de tirar a sorte, chamando atenção dos acusados para um par de dados, para ver quem iria “doar” sua vida em pró dos companheiros. Em um primeiro instante, não concordaram com a ideia de Roger mas após muito diálogo, concordaram. Assim, seguiu-se, quando foram lançar os dados, Roger desistiu, entretanto, foi acusado de violar o contrato e deram continuidade ao procedimento. Por má sorte, Whetmore foi o escolhido para ser morto.

Após isso, o livro começa a tratar do julgamento dos indivíduos, das interpretações jurídicas sobre o caso, se há culpa ou não, se o crime deve ser absolvido ou julgado. Os juízes Foster, Tatting, Keen e Handy julgam o caso.

Foster está a favor dos réus, não acreditando que poderiam ser condenados, já que a lei não se encaixava nesse caso porque os réus estavam em um “mundo” distante quando presos na caverna, longe do sistema jurídico vigente, próximo das leis naturais. Visa o ato como uma necessidade para a sobrevivência dos acusados.

Tatting não concorda com o argumento de Foster. Crê que as ‘’leis naturais’’ citadas por Foster são meramente para dar positividade aos réus porque não tem uma prescrição se começaram a valer antes ou depois de matar Roger Whetmore. Apesar de não estar de acordo com a opinião de Foster, tem empatia e se comove pelo caso. 

Keen, assim como Tatting, tem afinidade pelo caso, entretanto, vê o caso com a lei e não com a moral estabelecida por si, utilizando o argumento que deve aplicar a lei que diz:  homem que matar outro vai cumprir com a pena de morte, isto é, acusa os réus.

Handy leva em consideração para seu julgamento, o contrato feito dentro da caverna, logo, aponta a opinião pública para um complemento. Segundo sua pesquisa, 90% das pessoas acreditam que os réus devem ser absolvidos do crime. Logo, Handy fica ao lado dos réus por intermédio da opinião pública.

Em minha opinião, o livro traz para os estudantes de direito, principalmente aos que inicia, uma visão sobre como um caso concreto, uma lei, pode ter diversas interpretações dentro de um sistema jurídico que buscam a finalidade da lei e evitar lacunas. Além das interpretações, obtemos uma visão de como a moral, os sentimentos de compreensão que fazem com que vamos além da lei, além daquilo que por muitos é considerado o ‘’correto’’, e como o Direito é aplicado.  Sendo assim, a lei é quase como o final aberto de um livro, muitas vezes, é interpretada de diversas maneiras para achar um destino, um propósito, um efeito.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com