TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Ensino Presencial Conectado

Por:   •  19/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.078 Palavras (9 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

bacharel em administração

CÍNTIA VANESSA GIRSCH

FABIANE REGINA SCHMITZ

EMANUEL RICARDO DE LIMA

MARCELO SIMON

VALERIA CONTI TURRA

LUCAS GHELLAR

MOVIMENTO SOCIAIS FOZ DO RIACHO DOCE

[pic 4]

Santa Rosa- RS

2017


CÍNTIA VANESSA GIRSCH

FABIANE REGINA SCHMITZ

EMANUEL RICARDO DE LIMA

MARCELO SIMON

VALERIA CONTI TURRA

LUCAS GHELLAR

MOVIMENTO SOCIAIS FOZ DO RIACHO DOCE

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de média bimestral na disciplina de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG).

Orientador: ADRIANE MICHALSKI

Santa Rosa

2017


Sumário

1 INTRODUÇÃO        3

2 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL        4

2.1 Movimentos Sociais        4

2.2 Tecnologia verde        5

3 GESTÃO DE PESSOAS        6

4 DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO        7

CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10

1 INTRODUÇÃO

A inquietação dos ambientalistas é latente devido à atuação preventiva e de segurança para que se possa evitar e amenizar os danos ambientais causados pela sociedade capitalista. De um modo crescente, está sendo construída uma cultura de preservação e do desenvolvimento sustentável em diversas esferas. (MALAQUIAS et al, 2011).

Em nível empresarial, algumas empresas já estão se conscientizando e criando estratégias que aliam o desenvolvimento empresarial com práticas sustentáveis.

De acordo com Malaquias et al (2011), as empresas estão assumindo uma visão mais moderna com mais responsabilidade ambiental e social, conduzindo o crescimento empresarial através da preservação dos recursos naturais do planeta.

        Visto isso, diversas soluções empresariais estão sendo tomadas e uma delas, tendo em vista a utilização de uma energia limpa, tem as empresas hidroelétricas, as quais visam uma alternativa menos prejudicial. No entanto, até mesmo as hidroelétricas causam diversos prejuízos para o ambiente.

        Com isso, a temática desse trabalho é compreender o caso da Usina Hidrelétrica Foz do Riacho Doce, referente a diversas conflitivas que serão apresentadas nesse trabalho.

2 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

2.1 Movimentos Sociais

Movimentos sociais são caracterizados por reivindicações para expressara luta por melhores condições de vida. Esse movimento possui uma perspectiva de mudança social e superação de condições negativas para a população oprimida, para conquistar e passar a ter seus direitos reconhecidos. (MIRANDA, CASTILHO, CARDOSO, 2009).

        Esse movimento articulado vivenciado por sujeitos em vulnerabilidade social visa apoderar-se de seus direitos fundamentais e garantir reconhecimento perante a sociedade. Assim, essa luta traz diversas contribuições para a população.

        Segundo Miranda et al (2009), o movimento social é um fator para despertar a consciência dos problemas vivenciados na sociedade, para possibilitar a consolidação e a ampliação de direitos e construir uma sociedade mais justa e igualitária. Assim, a cidadania sai apenas da fala e se solidifica através de conquistas.

        Relacionando isso com o movimento que contesta o número de famílias atingidas pelo empreendimento Foz do Rio Doce, intitulado Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), este visa organizar a população atingida ou ameaçada por barragens para lutar contra a construção de grandes barragens e pela garantia de seus direitos de indenização, colaborando com isso para a construção de um novo modelo energético.

O MAB é um grupo que objetiva manifestar a identidade e o seu reconhecimento como cidadãos, já que vários de seus bens foram extintos devido a hidroelétrica. (FOSCHIERA, BATISTA,JUNIOR, 2012).

Assim, é necessário que esse grupo continue organizado até conseguirem alcançar as devidas indenizações, já que mesmo com aspectos positivos advindos da barragem, diversas pessoas tiveram suas casas destruídas. Além disso, essa população corre o risco de ter a sua identidade apagada devido ao êxodo rural. Por isso, reinvindicações através de marchas e folhetos informativos devem acontecer.

2.2 Tecnologia verde

Devido a crescente evolução das tecnologias, tem se desenvolvido a preocupação de aliar isso com a responsabilidade social de um ambiente mais sustentável. O potencial de contribuição que as tecnologias podem oferecer é grande, pois ela pode despertar o interesse em ações e estratégias mais sustentáveis, que terão reflexos em toda a estrutura econômica e social. Ao se tratar do meio ambiente, as tecnologias podem ser utilizadas para garantir o futuro de nossas gerações, através da realização de projetos tecnológicos que envolvam a sustentabilidade. Alguns exemplos são o gerenciamento eletrônico de documentos, onde reduz a necessidade de impressão e de recursos utilizados (sejam eles energia elétrica, papel, entre outros). (NETO e FAXINA, 2012).

Sobre as tecnologias verdes, Neto e Faxina (2012) elucidam que esse procedimento envolve a utilização mais eficiente e consciente de recursos do meio ambiente, adotando uma prática que visa usar a tecnologia para combater e diminuir o uso desenfreado de recursos naturais.

Assim, as tecnologias verdes podem ser um elemento facilitador para a sustentabilidade ambiental, pois as tecnologias estão em um crescente aprimoramento e com isso ela é capaz de aliar o seu desenvolvimento com as questões ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (191.6 Kb)   docx (70.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com