TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Institucional

Por:   •  8/11/2019  •  Resenha  •  2.581 Palavras (11 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 11








Análise Institucional Associação Casa São José

FLORIANÓPOLIS, 2018




Análise Institucional Associação Casa São José

Análise institucional realizada para a disciplina de Oficina de Análise Institucional e Serviço Social, do curso de Serviço Social da Universidade Federal  de Santa Catarina.

FLORIANÓPOLIS,2018


SUMÁRIO














1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem como objetivo expor a análise institucional da Associação Casa São José. Elaborado a partir da observação como estagiária da instituição o levantamento das informações foram feito ao longo do período de três meses de estágio com objetivo de contemplar o roteiro disponibilizado pela ministrante da disciplina, Marisa  Camargo, e pela ementa da mesma que tem como texto:


Diferentes concepções de análise institucional. Formas de organização institucional. A relação público - privado. A instituição e seus sistemas de poder e de correlação de forças. Requisições institucionais e demandas da população. Identificação e análise das necessidades sociais. Sistemas de informação eindicadores sociais. Exercícios de análise institucional. Teórico-prática. (UFSC, 2015)

        O texto procura discorrer com o máximo de informações possíveis como funciona institucionalmente a Casa. Ainda expondo as dificuldades e contradições existentes no processo de trabalho da assistente social, consequência de uma tardia inserção da profissional na instituição, procuro fazer reflexão acerca dessas condições.

 2.Identificação da Instituição

        A Associação Casa São José localiza-se na rua Marcus Aurélio Homem, 366 na Comunidade da Serrinha em Florianópolis. Tem como vice-presidente Nadir Maria Guesser e como coordenadora: Maria Lúcia W. da Rosa e michelle. De natureza privada, sem fins lucrativos, atua promovendo as Políticas da Criança e do Adolescente e da Assistência Social dando assistência a crianças, adolescentes e as famílias da Comunidade da Serrinha.                A Casa São José (CSJ) foi inaugurada no dia 23 março de 2003, viabilizada pela Ação Social da Trindade com o intuito de proporcionar espaço de lazer, cultura, educação e assistência às famílias da comunidade da Serrinha. Tem como objetivo geral “...atender crianças, priorizando suas necessidades básicas de saúde, nutrição, desenvolvimento físico, afetivo e emocional, desta forma possibilitando a formação crítica e consciente da cidadania, interagindo em um universo cultural de convívio social e familiar.” (PPP CSJ). A CSJ tem como visão formar sujeitos autônomos, responsáveis capazes de buscar oportunidades que transformem e/ou melhorem a realidade em que estão inseridos. Sua missão possibilita o desenvolvimento, aprendizagem e o bem estar  da criança e do adolescente. Os valores da instituição estruturam-se a partir da atuação respeitosa, ética e responsável tendo como prioridade a valorização das crianças enquanto seres humanos.

3. Estrutura organizacional

        No que diz respeito as categorias profissionais de compõem  a equipe de trabalho a CSJ é composta por profissionais da área da educação, saúde, dança, e teatro. Mantêm-se financeiramente através de convênio com a Secretaria de Educação,  Secretaria de Assistência Social e FIA. Além disso a instituição promove eventos e brechós com objetivo de complementar os recursos.                         A politica social na qual se vincula a Casa é a da Criança e do Adolescente. O objeto de intervenção ou usuários que procuram os serviços são famílias, da Comunidade da Serrinha, região periférica de Florianópolis, que buscam atividades para as crianças no período de contra turno escolar. Os usuários que utilizam o serviço ofertado pela instituição são famílias que historicamente, devido principalmente ao processo de formação sócio-histórica do país, não tem acesso ou qualquer tipo de informação com relação aos seus direitos como cidadão, por isso a demanda que se manifesta são normalmente ligadas as condições sociais da população do território e a falta de acesso a direitos da mesma.

O quadro da equipe se expressa da seguinte forma:

Função

Escolaridade

Natureza do vínculo

Diretora

Superior - Enfermagem

Voluntária

Coordenadora Pedagógica

Superior - Pedagogia

Funcionária

Coordenadora administrativa

Superior - Pedagogia

Funcionária

Cozinheira

Ens.Fundamental

Funcionária

Auxiliar de Cozinha

Ens.Fundamental

Funcionária

2 Serviços Gerais

Ens.Fundamental

Funcionária

Assistente Social

Ensino Superior - Serviço Social

Funcionária

Educador de Teatro / Circo

Superior - Artes Cênicas

Funcionário

Psicóloga

Ensino Superior - Psicologia

Funcionária

Psicopedagoga

Ensino Superior - Pedagogia

Contrato por projeto

Fono

Fonoaudiologia

Funcionaria

Dentista

Superior – Odonto-pediatra

Contrato por projeto

Professor de informática

Superior Incompleto

Funcionária

 4 Educadores

Superior

Funcionária

3 oficineiros

Curso Tecnico

2 Prestação de serviços/ 1 voluntária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com