TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Coca-cola e o Capitalismo

Por:   •  9/9/2015  •  Dissertação  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 7

      [pic 1]

[pic 2]

1° Integrado Automação industrial

Jefferson ferreira

João Gabriel Branco Gonçalves

Luiz Filipe Araújo

Pedro Gabriel

Nicholas Scharan-Cysne

Introdução

As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.

Os  governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses) se tornassem mais populares entre as populações das regiões onde atuavam. Neste período, era muito comum as famílias nobres encomendarem  pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas.

Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo,
 Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.

Ciência

   No período renascentista a ciência ganhou mais adeptos e força, trazendo descobertas que iam contra tudo que a igreja havia ensinado até então. Por esse motivo os que realizaram estas descobertas considerados hereges, ou seja descrentes da palavra de deus, e por esse motivo muitos foram condenados a morte.

    Vamos a alguns dos principais ícones no renascentismo

[pic 3]Galileu Galilei: 

 Ao aprimorar o projeto do telescópio Galileu trouxe ao mundo várias descobertas astrológicas.

 Descobriu que a Via láctea é composta por uma vasta quantidade de estrelas, e não uma subtancia em estado gasoso.

  Também descobriu que a lua contém em sua superfíce muitas crateras, e também observou que júpíter possui satélites.

   Mas aquilo que mais lhe trouxe problemas, foi quando passou a defender o Heliocentrismo. O Heliocentrismo dizia que o sol era o centro do universo e tudo girava ao redor dele, contradizendo aquilo que era ensinado pela igreja de que a terra seria o centro do universo.

   No fim das contas após ser acusado pela igreja de heresia, e frente a uma possível sentença á morte na fogueira, Galileu preferiu renunciar a tudo que sempre seguiu, ficando exilado o resto de sua vida em sua casa.

[pic 4]Leonardo da vinci:

   No ramo cientifico Leonardo tem destaque pois sempre buscou conhecer coisas, que na época ninguém havia se aventurado a estudar.

   Um exemplo disso consiste, em seu costume de pegar corpos de pessoas mortas e abri-los afim de realizar descobertas acerco do funcionamento do corpo humano, trazendo com isso muitas descobertas no campo da anatomia.

  Como engenheiro criou projetos muito futurísticos para a época em que viva, entre seus projetos fora encontrado a elaboração do primeiro helicóptero do mundo, carros, robôs, paraquedas e etc.

[pic 5]

Gutenberg: 

Inventou a prensa de tipos móveis, em 1439, que revolucionou a produção de livros no século XV. Graças a essa invenção, os livros, que antes eram reproduzidos a mão, passaram a ser impressos e produzidos de forma mais rápida e barata. Essa invenção foi de extrema importância na época do Renascimento, pois favoreceu a circulação de ideias e conhecimentos de forma mais rápida. O invento também favoreceu o processo das Reformas Religiosas.

Além destes temos:

Nicolau Copérnico (1473 – 1543) – Foi quem descobriu que a terra não era o centro do universo, e sim o sol. Apártir daí criou a teoria heliocentrista.

Andreas Vesalius (1514 – 1564) – anatomista belga, foi muito importante para o avanço da Medicina. Suas pesquisas sobre o corpo humano revelaram conhecimentos fundamentais para a Anatomia Humana.

Johannes Kepler (1571 – 1630) – foi um importante astrônomo e matemático alemão. Além de fazer importantes estudos na área de gravitação, formulou as leis fundamentais da mecânica celeste.

Artes

   Com base em artes gregas e romanas, o renascimento adotou uma nova visão do mundo, a de que o homem estava passando por mudanças, em outras palavras estava renascendo. Em certo ponto este é o motivo de na maioria das esculturas, pinturas e monumento as pessoas são retratadas nuas.

Principais artistas são:

[pic 6] Michelangelo:

[pic 7]Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas, a família Medici de Florença, e vários papas romanos. Iniciou-se como aprendiz dos irmãos Davide e Domenico Ghirlandaio em Florença. Tendo seu talento logo reconhecido, tornou-se um protegido dos Medici, para quem realizou várias obras. Depois fixou-se em Roma, onde deixou a maior parte de suas obras mais representativas.

Foi Michelangelo quem pintou o teto da capela sistina, atendendo a uma encomenda, a obra demorou 4 anos para ser concluída.

Nicolau Maquiavel:

[pic 8]Nicolau Maquiavel foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento. Nasceu na cidade italiana de Florença em 3 de maio de 1469 e morreu, na mesma cidade, em 21 de junho de 1527.

Em 1513, escreveu sua obra mais importante e famosa “O Príncipe”. Nesta obra, Maquiavel aconselha os governantes como governar e manter o poder absoluto, mesmo que tenha que usar a força militar e fazer inimigos. Esta obra, que tentava resgatar o sentimento cívico do povo italiano, situava-se dentro do contexto do ideal de unificação italiana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (361.4 Kb)   docx (307.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com