TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Nacional

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.597 Palavras (15 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 15

Índice

Introdução        2

Contabilidade Nacional        3

Objectivo da Contabilidade nacional        3

Valor Acrescentado        3

Produto        4

Produto Bruto e Produto Liquido        4

Produto Nacional e Produto Interno        4

Medição do produto        5

Óptica do produto        5

Óptica da despesa        7

Despesa Interna (DI)        7

Despesa Nacional (DN)        8

Óptica de rendimento        8

Outros agregados        9

Rendimento Disponível das Famílias (Yd)        9

Rendimentos Disponíveis da Nação (RDn)        9

Impostos        9

Subsídios (Z)        10

Produto a preços de mercado e produto a custo de factores        10

Produto a preços correntes e Produto a preços constantes        11

Relações entre Produto, Despesa e Renda        12

Conclusão        13

Bibliografia        14


Introdução

Contabilidade Nacional é o tema que será por nós abordado no presente trabalho, com vista a cumprir com o plano curricular em vigor a disciplina de Economia Política.

Passa-se desde já a adiantar que Contabilidade Nacional refere-se, portanto, à descrição quantitativa da actividade económica de um país. Tem, de certa forma, o objectivo de estabelecer modelos descritivos da economia considerada como um todo. Nas próximas páginas obterá mais informações sobre a Contabilidade Nacional.


Contabilidade Nacional

A Contabilidade Nacional é a descrição quantitativa da actividade económica de um país. Também pode ser definido como “Registo sistemático dos actos económicos que realizam as diversas entidades do país”. Para isso valemo-nos dos dados estatísticos referentes à actividade económica do país, os separamos e os classificamos de modo a apresentá-los em uma estrutura lógica e coerente.

A Contabilidade Nacional representa, de um forma quantificada e simplificada, as operações económicas efectuadas pelos diferentes agentes económicos de um país ou de uma região durante um determinado período de tempo.

A Contabilidade Nacional só trabalha com bens transacionais no mercado. Ou seja, a produção que não vai ao mercado não é contabilizada.

A Contabilidade Nacional não trabalha com agregados monetários, ou seja, a contabilidade só trabalha com agregados reais, que representam alterações na produção e na renda.

Objectivo da Contabilidade nacional

A Contabilidade Nacional tem por objectivo estabelecer modelos descritivos da economia considerada como um todo, de modo á:

  • Fornecer informação quantificada e coerente da riqueza de um país;
  • Dar apoio aos governos na perspectiva das políticas económicas;
  • Medir o bem-estar da população através de um dos seus agregados.

Procura descrever e medir fenómenos fundamentais da produção, da distribuição e redistribuição dos rendimentos gerados, a acumulação das riquezas, bem como as transacções entre os grandes conjuntos que constituem a nação, através de um sistema contabilístico.

A preocupação central da Contabilidade da Renda Nacional é descrever o fluxo de bens e serviços finais produzidos em um país durante um determinado período, geralmente um ano.

Este fluxo de bens e serviços pode ser medido sob três aspectos: como produto, como despesa e como renda.

Valor Acrescentado

O conceito fundamental da contabilidade nacional é o de Valor Acrescentado (VA) da empresa ou industria.

Valor Adicionado ou Valor Agregado é o valor que se adiciona ao produto em cada estágio de produção, ou seja, é a renda adicionada por cada setor produtivo. Somando o valor adicionado em cada estágio de produção, chega-se ao produto final da economia. O valor adicionado é calculado pela diferença entre a receita de vendas menos o custo dos bens intermediários.

Também pode se dizer que VA é a diferença entre o valor dos bens produzidos num sector e os custos dos bens intermediários utilizados na produção.

O VA é composto de salários, juros, rendas e lucros, sendo estes componentes gerados por uma empresa ou ramo de actividade económica durante o processo produtivo.

O VA pode ser Bruto se incluir as amortizações (Am), ou liquido se não as incluir.

Produto

Produto é a soma dos valores adicionados por cada um dos sectores económicos no processo produtivo durante o período.

Produto Bruto e Produto Liquido

O produto pode ser Bruto se neles estão incluídos os valores das amortizações do capital fixo, ou Liquido, se não estão incluídos esses valores.

Produto líquido = Produto Bruto – Consumo de Capital Fixo

Produto Nacional e Produto Interno

O Produto Nacional inclui a produção de todos os nacionais dum país independentemente do espaço geográfico. O produto nacional tem por base a riqueza obtida pelas unidades institucionais residentes, independentemente do território económico onde foi gerada a riqueza.

O Produto Interno é o total da produção final realizada pelos residentes no país, independentemente da sua nacionalidade, isto é, a produção atribuível aos factores produtivos localizados no interior do território nacional, independentemente da sua nacionalidade. Portanto, o Produto Interno exclui o Saldo de Rendimentos pela Propriedade de Factores Externos. O produto interno tem por base a riqueza obtida pelas unidades institucionais situadas no seu território económico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (263.5 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com