TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Bolhas da Internet

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 5

I. INTRODUÇÃO

A bolha da internet foi uma bolha especulativa histórica no mercado de ações que ocorreu entre os anos de 1995 a 2000. Como indicador da bolha, o índice composto NASDAQ é frequentemente citado. O índice composto NASDAQ passou de 751,49 para 5.122,52, um aumento de 682%, de janeiro de 1995 a março de 2000.

Neste trabalho, analisaram-se fatores que podem ter causado a bolha da internet de 2001 de seu crescimento até se romper. Foi analisado o papel da mídia, as taxas de juros, o capital de risco e, finalmente, o modelo de negócios "Get Big Fast” (fique grande rápido). Em seguida, mostra-se o efeito que a bolha da internet de 2001 teve nas empresas, considerando as medidas de sobrevivência, os níveis de fusões, as aquisições e as mudanças na imagem para remover a associação com esses tempos, mas para ganhar a confiança dos investidores. Finalmente, analisamos as lições que foram aprendidas com a bolha.

II. CAUSA

Revistas americanas, como Forbes e Wall Street Journal, incentivaram o público a investir em empresas de risco, apesar do desrespeito de muitas empresas por princípios básicos financeiros e jurídicos. Buffett (2000) diz que "os investidores em ações atualmente parecem extremamente otimistas em suas expectativas sobre os rendimentos futuros". No entanto, não só a mídia pode argumentar ter causado o enorme crescimento do investimento, mas pode, de acordo com Niederhoffer e Kenner (2003), também ser atribuída à sua extinção. Eles falam em particular sobre o discurso da "exuberância irracional" de Alan Green em dezembro de 1996, estabelecendo uma cadeia de eventos que leva a uma eventual "reação contra tecnologia, otimismo e crescimento".

Na realidade, é claro, nenhuma crise financeira pode ser atribuída sensivelmente a apenas uma causa. É mais provável que seja uma combinação de muitos. Por exemplo, a baixa taxa de juros em 1998-99 ajudou a aumentar os montantes de capital inicial e levou a aumentar o capital de risco oferecido.

A cunhagem da crença "Get Big Fast" começou durante a era ponto-com. As primeiras empresas operavam com um plano de negócios de perda a curto prazo, insistindo que, ao conquistar a participação no mercado e dominar seus setores específicos, poderiam cobrar o que desejariam em uma data posterior. Pesquisas recentes (Goldfarb, Kirsch e Miller, 2006) sugerem que muitas empresas teriam um melhor sucesso visando mercados de nicho menores. Além disso, eles dizem que a crença "Get Big Fast" levou o comportamento dos investidores durante o período que levou a mais ações compradas e as empresas se tornaram as mais caras.

Assim, como uma combinação de vários fatores, a explosão da bolha e os efeitos foram generalizados.

III. EFEITO

Os efeitos da explosão de bolhas foram que várias empresas faliram. Um exemplo é a WorldCom que admitiu bilhões de dólares de erros contábeis (Tran, M., 2002) e, como consequência, o preço das ações caiu drasticamente, eles tiveram que se declarar falência.

Muitas outras empresas em dificuldade foram adquiridas ou fundidas com outras empresas. Aharon et al. (2010) descobriram que houve um aumento nas fusões e aquisições durante a bolha ponto-com. Curiosamente, eles também descobriram que o preço das fusões e aquisições não mudou.

Mintel (2010) afirma: "O mercado de títulos de investimento foi gravemente atingido pelo estourar a bolha ponto com no início da década e está em declínio perpétuo desde então" em 2002.

Muitas empresas mudaram seus nomes para remover qualquer associação como empresa ponto-com. Cooper et al. (2005) menciona que, durante o mercado desportivo do início dos anos 2000, "os investidores reagem positivamente às mudanças de nomes por empresas que removeram o ponto.com de seu nome".

IV. LIÇÕES APRENDIDAS

Dentro do setor de tecnologia, a Parsons (2012) argumenta que uma maior prudência é garantir que o "setor seja financeiramente sólido e atualmente seja o único a ter mais dinheiro no balanço do que a dívida". Parece haver uma consciência do dano às ofertas públicas iniciais pelas empresas. Pesquisas recentes (Pilbeam e Nagle, 2009) sugerem que "o mercado de IPO de alta tecnologia foi dramaticamente afetado pelo ponto-Com Crash e que após o acidente, o número de IPOs de alta tecnologia caiu consideravelmente".

Muitas empresas afastaram-se da crença "Get Big Fast" que simbolizou a era das pontocom, visto que não era sustentável como modelo comercial. Eventualmente, essas empresas teriam que começar a obter os fundamentos corretos e transformar em lucro. Muitos estavam sendo iniciados com muita rapidez, todos com o plano de negócios de monopolizar seu mercado particular, o que inevitavelmente nem todos poderiam ter sucesso e muitos, como consequência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com