TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bens de Consumo e Complementares

Por:   •  20/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Apesar da abertura do setor de petróleo no Brasil no final dos anos 1990, a Petrobras ainda detém praticamente um monopólio no refino de combustíveis.

a. Descreva as características de um monopólio.

b. Qual é comportamento de uma empresa monopolística em relação à sua maximização de lucros e fixação de preços? Explique.

c. Como seria a maximização de lucros e fixação de preços se o mercado fosse perfeitamente competitivo? Explique.

d. Cite um exemplo de bem complementar e um de bem substituto à gasolina. Para cada um, descreva a elasticidade da demanda da gasolina em relação ao preço do bem dado como exemplo.

a) As principais características do monopólio são: uma única empresa é responsável pela oferta; existem barreiras para a entrada de concorrentes; os consumidores são informados sobre as características do produto e preço; não existem substitutos próximos.

b) Por serem produtores únicos e existirem barreiras de entrada no mercado, o preço é determinado pelo produtor de acordo com a demanda, ou seja, o produtor escolhe o nível de produção que maximiza seu lucro e cobra o preço máximo que os consumidores estão dispostos a pagar por essa quantidade ofertada. P > Rmg = Cmg. Preço é maior que o custo marginal

c) Preço determinado pela interação da oferta total e da demanda total (mercado): agentes são tomadores de preços. Produtores escolhem o nível de produção que maximiza seus lucros. A empresa está em equilíbrio quando produz a quantidade que maximiza seu lucro; o mercado está em equilíbrio quando todas as empresas estiverem em equilíbrio. P = Rmg = Cmg. Preço é igual ao custo marginal.

d) Bem substituto da gasolina: Álcool/Etanol.

Quanto maior o preço da gasolina, existe uma tendência de aumento no consumo do álcool combustível. Elasticidade de preço da demanda positiva.

Bem complementar da gasolina: Automóveis

Com o aumento do preço da gasolina é intuitivo pensar que a demanda por carros irá se reduzir. Afinal, ficará mais caro e menos atrativo possuir um carro. Portanto, as pessoas podem passar a buscar por alternativas, como utilizar o metrô, ou outros meios de locomoção. Elasticidade de preço da demanda negativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com