TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO

Por:   •  10/6/2015  •  Resenha  •  2.555 Palavras (11 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

      UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

RELAÇÃO ENTRE OFERTA E DEMANDA NA AGROPECUÁRIA

Santana do Livramento / RS

01/ 2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

RELAÇÃO ENTRE OFERTA E DEMANDA NA AGROPECUÁRIA

                                                  Trabalho apresentado                                                                                                                                                                                                                                            em cumprimento da exigência                                                                                    da Disciplina ( Economia Rural)                                                                              do Curso de Ciências Econômicas da                                                              Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA,                                                                                                 sob a orientação de Alessandra Trojan.

Santana do Livramento/ RS

01/2015

INTRODUÇÃO

             O presente trabalho procura desenvolver uma pesquisa sobre o mercado da agropecuária. O que está sendo consumido pelas famílias, é um produto que muitas vezes sai do pecuarista, passa pelo frigorifico que acaba repassando para os mercados, açougues e similares, e por fim chega até as famílias, este produto já não é mais um produto com o melhor preço. O consumidor paga um valor elevado referente aquele que foi pago ao pecuarista.

               Bem como neste trabalho procurou-se desenvolver uma pesquisa entre a oferta e demanda na pecuária no qual o preço do produto é fixado no mercado. Procurando maximizar seu lucro, o que na realidade se observa é a lucratividade de quem está comprando do pecuarista pois é ele quem irá repassar para que o consumidor com o preço final e as famílias acabam comprando para que tenham o produto desejado. Procura-se observar o mercado frente as propostas estabelecidas, como os preços são estabelecidos, e como a agropecuária impacta no nosso PIB.

               

  1. Obtenção dos dados desenvolvidos durante a pesquisa

             Foi realizado diversas perguntas relacionadas referente ao trabalho a um produtor de ovinos e bovinos, ou seja um pecuarista. O mesmo possui ____ e quitares de terras onde realiza a criação destes animais, bem como a comercialização dos mesmos para a geração de um bem final. A terra adquirida foi pela divisão dos bens com seus outros dois irmãos, uma herança deixada pelos seus pais. Não possuindo nenhuma outra produção. O mesmo nos respondeu às perguntas e com êxito obtivemos as respostas para nossa pesquisa para desenvolvimento da pesquisa.

            Quando ele mencionou que existe um período de pouca procura pelo produto, podemos observar que os preços caem, porque a muita oferta e pouca demanda. Podemos notar que através do sindicato rural e dos balcões agronegócios da cidade é um lugar para realização da comercialização do gado, a compra e venda não somente é vista com os produtores de maior porte mas também com os pequenos produtores.

             E que ele é um tomador de decisão no curto prazo, tendo necessidade de financiamento para aquisição dos mesmos e tendo o Banco como aquele que financia com juros baixos.

             Suas vendas são realizadas dentro do Estado, o que não impede da indústria então de vender para fora, a carne em Santa Catarina- RS, por exemplo é vista como um bem de boa procura e seu preço é bem elevado, mas em compensação o preço do frango é bem menor, pois além deles obterem um ganho maior com esse bem substituto, é bem com custo menor, e assim é a carne suína comercializam pois os gastos com os custos de produção são baixos, produzindo uma baixa nesses preços, e uma maior lucratividade.  

             Alguns pecuaristas além de venderem o gado, também vendem o leite, vendem a pele, nota-se ai uma organização um pouco maior, porém este entrevistado somente compra, cria e vende, o que o faz um especialista nesta área, dentro da economia Adam Smith, mencionava essa especialização como um aumento na produtividade.

  1. Características do mercado agrícola

          No mercado em concorrência perfeita a firma em geral (seja ela industrial, agrícola) tem duas decisões a serem tomadas: quanto produzir e que preço fixar no produto.  Bem como precisa levar em conta suas restrições: a firma só vendera a quantidade de bens que os consumidores se dispõem a comprar; ela identifica as formas possíveis de produzir conforme os insumos disponíveis; e ela deverá buscar a maior produção com menor custo relacionado.

           Como existe um estágio até se chegar ao consumidor, o preço ai chega com o valor muito maior que aquele que o pecuarista vendeu, nem todo consumidor irá comprar esse produto o qual dependerá do preço e se caso for necessário irá realiza-lo com um substituto perfeito.

           Os pecuaristas compram de outros pequenos produtores. Através do sindicato rural patronal da referida cidade, bem como realizam negociações no balcão agronegócios, onde através dos mesmos realizam as trocas, ou assim dizer as compras e vendas dos bovinos e ovinos. Nesta mesma linha de pensamento o pecuarista vai comprar os animais, vai criar, alimentar, para só ai vender seu produto (animal) para os frigoríficos do estado. Sendo agora o espaço um meio de negociação através do telefone, meio virtual. Onde é realizada a venda se o pecuarista estiver de acordo com o preço ofertado pelo frigorifico. Se caso não se entenderem, o pecuarista não irá vender seu produto, diferente do agricultor que se não aceitar o preço estabelecido irá perder sua produção, então o pecuarista procurara outro cliente ou seja outro frigorifico, e assim realizar sua venda.  O meio de transporte fica por conta do cliente (frigorifico) que irá levar o animal em segurança e realizar o abate do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com