TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Solidaria 1

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

1) Para realizar esta avaliação, assista ao vídeo: “Outra Economia Acontece”, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=sfYAejvZmms>, acesso em 30 jan. 2014. Por meio deste vídeo, você saberá o que é a Economia Solidária em suas diferentes manifestações. A partir do material estudado em nossa Unidade de Aprendizagem e do vídeo que você acabou de assistir:

a) Sistematize, em um texto de aproximadamente 5 linhas, o conceito de Economia Solidária, ou seja, descreva esse conceito com suas palavras. (2,0)

Economia solidária é a união e organização de esforços de trabalhadores para desempenharem seus trabalhos e movimentar sua atividade de forma equilibrada e sustentável, dentro de uma cadeia de produção, na forma de troca de produtos e serviços, suprindo as necessidades destes trabalhadores, valorizando o homem através do trabalho, aproveitando suas habilidades para gerar-lhe renda e, inclusive, incluir ou reincluir no mercado pessoas que não tinham oportunidades.

b) Escreva sobre os princípios e valores que embasam as experiências de Economia Solidária apresentadas no vídeo e nos tópicos de estudo da UA, em um texto dissertativo de aproximadamente 7 linhas. (2,0)

Integração e Parceria – Cadeias de produção de produtos e serviços integradas de forma a, reciprocamente, suprir suas necessidades. Sustentabilidade e desenvolvimento ambiental – Respeito ao meio ambiente e a saúde do homem, evitando a utilização de produtos sintéticos que agridam o homem e a natureza. Humanidade – melhor relação das partes envolvidas, levando em conta o consumo consciente (sociedade consumindo o que tem e não o que se quer ter, levando em conta os custos e esforços para a produção de tais produtos e serviços).

2) Acesse o site: www.fbes.org.br e no link “Farejador” identifique um grupo de Economia Solidária próximo de você. Faça contato com o grupo, através de e-mail ou de uma visita pessoal, e pergunte a respeito das seguintes questões:

a) Qual o nome do grupo e como foi feito o contato? (1,0)

Centro de Artesanato Municipal de Barra do Piraí - RJ

b) Quando e como o grupo foi formado? (1,0)

Grupo foi formado em 2002 a partir da formação de grupo de artesão da região que buscaram incetivos do governo local e de empresas da região.

c) Qual o segmento de atuação deste grupo? (1,0)

Artesanato

d) As ações do grupo são orientadas pelos conceitos da autogestão, da cooperação, eficiência e da viabilidade econômica? (1,0)

O grupo atua de forma integrada, mais focado em exposição dos artesãos nas feiras realizadas mensalmente, bem como no contato com lojistas da região e adjacências visando desaguar os produtos dos artesãos do grupo no comércio. O próprio Grupo gere todas as suas atividades, sendo o projeto viável economicamente, mas ainda sendo algo que não se desenvolveu mais por conta da falta de ajuda do governo local.

e) Quais os aspectos positivos que você percebe na organização do grupo? (1,0)

Alcançaram o número de 40 artesãos no Grupo, tendo espaço próprio para gerir suas atividades e promover encontros, tendo tal espaço sido cedido por particular residente na cidade, sendo o grupo bem empenhado em manter suas atividades e expô-las ao público nas feiras realizadas mensalmente e junto ao comércio da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com