TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia internacional no direito

Por:   •  22/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DIRIGIDO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE INTERNACIONAL I

Prof.: Geysa Elane Rodrigues de Carvalho Sa

Monitora: Valéria Mota

 

  • SOCIEDADE INTERNACIONAL X COMUNIDADE INTERNACIONAL

  • SUJEITOS INTERNACIONAIS: É todo aquele que tem a faculdade de exercer direitos e contrair obrigações. Nesse sentido, no âmbito internacional.  Exemplo: Estados, Organismos Internacionais, outras Coletividades e os Indivíduos.

Obs: O Estado foi o primeiro elemento que surgiu na sociedade internacional, sendo os únicos sujeitos de Direito Internacional Público até o início do século XX. Por isso, os Estados são chamados de sujeitos clássicos ou originários de Direito Internacional Público e de Relações Econômicas Internacionais.

  • ORGANIZAÇÕES (ou organismos) INTERNACIONAIS: Entes formados pela iniciativa de outros sujeitos internacionais = Estados, de forma a trabalharem “cooperadamante” para atingir objetivos, que sozinhos, não seriam alcançados. Eles são criados por meio de Tratados e passam a ter personalidade independente de seus criadores. Têm estatuto interno, órgãos internos de decisão e funcionam conforme os fins propostos na sua criação.

  • Atores Internacionais X Agentes Internacionais: Os atores são definidos como os protagonistas de ações racionais, determinadas pela hierarquização de preferências, seleção de opções e análise do custo benefício envolvidos em suas decisões. E os agentes seriam atores propositivos, imbuídos de responsabilidade, investidos de parâmetros morais, cuja identidade é reflexo das incessantes interações com outros atores.
  • Braudel (1982),admitiu ser o capitalismo constituído por uma camada superior de uma estrutura em três patamares: a camada inferior, a mais ampla, de uma economia extremamente elementar e basicamente auto-suficiente, que denominou de vida material, a camada da  não-economia, o solo em que o capitalismo crava suas raízes, mas na qual nunca consegue penetrar. Acima dessa camada, vem o campo da economia de mercado, com suas muitas comunicações horizontais entre os diferentes mercados em que há uma coordenação automática que liga a oferta, a demanda e os preços. Depois dessa camada e acima dela, vem a zona do antimercado onde circulam os grandes predadores e vigora a lei das selvas. Esse — hoje como no passado, antes e depois da revolução industrial — é o verdadeiro lar do capitalismo.
  • Fases Da mundialização do Capital / Globalização

[pic 1]

Pode-se afirmar que a globalização é um processo que se iniciou há mais de cinco séculos, que se aprofundou ao longo do tempo com a evolução da economia-mundo capitalista e se consolidou na era atual englobando todo o sistema econômico do planeta.

  • A Nova Ordem Mundial é um conceito sócio-econômico-político que faz referência ao contexto histórico do mundo pós-Guerra Fria. Foi utilizada pelo presidente norte-americano Ronald Reagan na década de 1980, referindo-se ao processo de queda da União Soviética e ao rearranjo geopolítico das potências mundiais.

Conforme essa nova ordem, os países são classificados em três grupos:

1) Países Centrais

2) Países Periféricos

3) Países Semiperiféricos / Países em desenvolvimento / Emergentes.

  • FORDISMO X TOYOTISMO

  • Características da Primeira Revolução Industrial

[pic 2]

  • Características da Segunda Revolução Industrial

[pic 3]

  • Características da Terceira Revolução Industrial

[pic 4]

Os ingleses reuniram um conjunto de condições básicas - além do desenvolvimento tecnológico e do empreendedorismo - que permitiram a ocorrência das mudanças que criaram o advento da Grande Indústria. Entre as condições que levaram ao pioneirismo inglês, destacam-se, a disponibilidade de capital; a existência de reservas de carvão mineral no país; a presença de mão-de-obra livre e desempregada em grande volume após a expulsão de camponeses com os cercamentos dos campos; e a disponibilidade de matéria-prima para as primeiras indústrias, como a lã produzida no país e o algodão importado, que abasteceram a indústria têxtil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (312.1 Kb)   docx (185.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com