TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Sobre Oferta E Demandas – Revisão De Artigos

Por:   •  12/5/2020  •  Ensaio  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  11 Visualizações

Página 1 de 2

Existem influências para determinar o processo de oferta e demanda de todo tipo de produto como os combustíveis. A baixa no preço do petróleo, causada pela guerra comercial entre a Rússia e a Arábia Saudita, afeta o preço da gasolina que acaba abaixando proporcionalmente de acordo com a sua matéria prima. O etanol usualmente em abril tem alta na produção com uma grande oferta e como principal concorrente da gasolina, também é afetado pela concorrência que ela produz. Aliado ao contexto de pandemia sanitária do SARS-CoV-2 que está afetando o cenário global os dois produtos sofrerão mudanças de preço, por conta da baixa demanda.

Produtos substitutos no mercado são aqueles que podem substituir um ao outro. Não são utilizados juntos, então são ligados pela concorrência de mercado. Esse movimento é chamado de efeito substituição para as ciências econômicas. Segundo N. Gregory Mankiw, professor de Economia na Universidade de Harvard, em Introdução a Economia (2009, p. 464-466) que explica o efeito substituição como a variação do consumo que ocorre porque uma mudança no preço encoraja um aumento do consumo do bem que tiver se tornado relativamente mais barato. Os compradores, como grupo, determinam a demanda pelo produto e os vendedores, também como grupo, determinam a oferta do produto. Ao escolher a gasolina o comprador diminui a demanda por Etanol e vice e versa. A matéria prima da gasolina é o petróleo, então quando o petróleo enfrenta mudanças de custo a gasolina é afetada diretamente. E por o etanol ser seu bem substituto, a mudança do preço de um vai afetar a demanda do outro e por consequência seu preço.

Os principais produtores da cana de açúcar deixam de produzir o etanol como forma de obter melhor preço de equilíbrio. Etanol é o principal derivado da cana de açúcar, porém os produtores da cana estão levando em conta o cenário da concorrência e para não sofrer com mais baixas de preço estão dando preferência para outros produtos, como anidro (que é misturado à gasolina antes da venda) e até mesmo o açúcar, assim evitando que a oferta do Etanol seja maior que a demanda, assim afetando negativamente o preço de equilíbrio.

Contudo, a pandemia sanitária global refletiu impactos econômicos na dinâmica dos mercados, incluindo o dos combustíveis. Combustíveis e automóveis são bens complementares. Houve diminuição de locomoção com a redução do número de automóveis nas cidades e aliados as medidas de distanciamento social impactaram a demanda desses produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com