TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Cooperar é Um Bom Negocio

Por:   •  11/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 4

Unicamp – Gestão e Estratégia de Empresas

Administração Geral – Professora Glauce Almeida Ferreira

GRUPO 12 – EVA

Estudo de Caso – Cooperar é um bom negócio

Nome: Pedro Henrique Bove de Andrade

Nome: Teresa Cristina Arrelaro

Nome: Fagner Fernando Capiller

Nome: Karina Amaro

Nome: Bruno Cardoso

  1. O que difere uma APL (Arranjo Produtivo Local) de cooperativas e associações? Justifique sua resposta.

O que difere uma APL de uma cooperativa, é que um APL não é uma pessoa jurídica, um APL é um aglomerado de empresas que se juntam para um bem e fim comum, é uma iniciativa natural onde várias empresas buscam otimizar seus negócios entre si. Para que haja uma APL é necessário ter diversidade de atores, onde uma empresa acaba completando uma à outra. Já uma associação ou cooperativa é uma pessoa jurídica, constituída por membros, formados geralmente de dentro de uma APL com o intuito de desempenhar em benefício comum, determinada atividade.        

  1. As APLs são formadas exclusivamente por empresas? Quais outras instituições/organizações participam ou podem participar de uma APL?

Um APL não é reconhecido somente por pelas ações das empresas ou empreendedores, mas também por outras entidades públicas ou privadas comprometidas com o desenvolvimento do APL. Outras empresas ou organizações que participam ou podem participar de um APL são o Governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa, estando fisicamente localizados no APL ou próximos.

  1. A cultura local influencia a formação das APLs? Como a cultura local influenciou os dois exemplos mostrados no vídeo: APL de Bento Gonçalves/RS e APL de Marco/CE?

Podemos considerar que a cultura local influencia na formação de APLs quando se existe uma vontade e interesse de mais de um empreendedor com intuito de fortalecer a economia local. Esse tipo de cultura acabou influenciando os 2 APLs de modo similar, se não igualmente, pois apesar de as regiões serem diferentes, climas e cultura da população, em ambos os casos, tratam-se de pequenas cidades, que vivem do turismo e agricultura, mas que entenderam que para que fosse possível uma expansão no negócio local, seria necessário uma integração entre os negócios, e assim acabaram criando as APLs.

A cultura, a história do local onde o arranjo se estruturou, conta muito sobre o desenvolvimento das APLs, cada território tem suas especificidades, inclusive nas relações econômicas. No caso de Bento Gonçalves, a cultura ajudou na resolução de conflitos, na APL do Vale dos Vinhedos alguns dos participantes e também concorrentes tiveram desencontros, mas por terem crescido juntos, frequentado os mesmos lugares, terem os mesmos costumes, resolvem tudo de uma forma tranquila, temos notícias que no final do século XIX boa parte do comércio urbano era exercido por imigrantes, e estes davam preferência em trabalhar com  pessoas da mesma nacionalidade para uma melhor comunicação e entendimento. O que resume o sucesso do Vale dos Vinhedos, local onde muitas famílias tradicionais italianas se juntaram para fazer uma comunidade atrativa para quem aprecia a cultura.

Já no caso do Ceará, onde a cultura familiar é muito forte, Benedito Carvalho no texto ‘De que família você é¹’ diz “família no Ceará ainda é uma instância de grande referência na estruturação dos valores e comportamento", lá a APL de que falamos, foi incentivada pelo Sr.  Rogério Aguiar da Móveis Jacaúna, ele foi  responsável pela formação do Polo Moveleiro de Marco, foi quem atraiu e estimulou os seus familiares a abrirem empresas para a produção do setor, hoje na região² são gerados de cerca de 1.800 empregos diretos e 6 mil indiretos. Uma referência para o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com