TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso econômia

Por:   •  18/5/2015  •  Resenha  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DE REFLEXÃO

        

Os filmes sobre os efeitos da depressão econômica “são tão numerosos que já começam a formar um subgênero”.

Poucos, contudo, são tão convincentes quanto este trabalho de John Wells, veterano produtor de séries como a esplêndida The West Wing — sobre os bastidores do poder na Casa Branca –, mas iniciante como diretor de longa-metragens.

A crise bate duro em um grande grupo industrial (o que faz o filme diferente de outras obras do gênero, que vêm invariavelmente tendo instituições financeiras como cenário). É necessário acalmar os acionistas e deter a queda no preço das ações a qualquer custo. Assim, além de fechar unidades inteiras de produção, a empresa fictícia GTX começa a cortar gente, inclusive ocupantes de cargos gordos, acostumados a um vidão que, de repente, veem a vida desabar.

Um de seus fundadores, Gene (Tommy Lee Jones), começa a achar que a coisa está indo longe demais quando gente próxima a ele, como Phil (o sempre ótimo Chris Cooper), um dos cabeças do estaleiro do grupo, com 30 anos de empresa, recebe o bilhete azul da responsável pelo RH (Maria Bello, em grande forma aos 45 anos) justamente no momento em que a filha planeja um período de estudos na Itália.

Outro que dança é o jovem, ambicioso e promissor executivo Bobby (Ben Affleck). Os demitidos recebem alguns meses adicionais de salário e seguro-saúde e são treinados para recolocação num deprimente escritório em que compartem “baias” com outros deserdados da crise. Bobby frequenta o lugar, mas procura fingir que nada está acontecendo e continua levando a vida, até que é interrompido num jogo de golfe por um funcionário do clube: ele está fora porque não paga as mensalidades.

A Grande Virada, no entanto, vale por retratar parte de um drama de proporções colossais nos Estados Unidos. Mais ainda, talvez, por mostrar, mesmo que não fosse a intenção do diretor, como o americano médio se acostumou a viver, não raro nababescamente, muito acima de suas possibilidades — e fora da realidade.

Esta atividade será debatida  no próximo encontro. Questões para o debate:

  1. Você reconhece esta realidade? O filme mostra claramente que o mundo econômico dá muitas voltas. Hoje podes estar por “cima da carne seca”, mas amanhã lá do outro lado, na rua, desempregado e com muitas contas para pagar e sem dinheiro.Foi o quadro mais realístico que vi da globalização x recessão, trazendo desemprego e falências.Essa é ainda a situação atual, por isso, toda cautela é pouca!
  2. Que relação pode-se estabelecer entre esta realidade e a economia?
  3. Você percebe que esta realidade pode ser modificada ou não?
  4. Como podemos interferir nesta realidade?
  5. O que ou de que forma a sua formação acadêmica pode fazer para construir um mundo diferente?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com